Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Mesa debaterá avanços e retrocessos no atendimento das metas estabelecidas pelos ODS e a busca de um novo modelo global de desenvolvimento

O tema “ODS contribuição para crescimento inclusivo e sustentável” compõe a Mesa Redonda 10 a ser realizada nesta edição de retomada presencial do Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, dia 15 de setembro, das 11h às 12h30, na sala Cantareira 3.  

Compartilhar:

O 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, promovidos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, será realizado de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP (inscreva-se aqui). Esta edição do maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina será histórica com a volta do evento presencial após dois anos online devido à pandemia. 

O tema “ODS contribuição para crescimento inclusivo e sustentável” será destaque na Mesa Redonda 10, que, segundo sua coordenadora, Alzira Garcia, presidente da AESAN (Associação dos Especialistas em Saneamento) e membro da Comissão Organizadora do evento, discutirá os avanços e os retrocessos no atendimento das metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Serão consideradas, no debate, as questões que precisam ser equacionadas, grandes desafios que propiciarão o desenvolvimento sustentável e justiça para todos, por meio de ações para a redução das desigualdades, crescimento econômico inclusivo e padrões sustentáveis de produção, respeitando os limites do planeta.

A Mesa Redonda 10 acontecerá em 15 de setembro (quinta-feira), último dia do evento, das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 3, do Pavilhão Branco, no Expo Center Norte. Os convidados são: Fabio Toreta, superintendente de comunicação da Sabesp, como moderador; e as palestrantes Nina Orlow, coordenadora do Movimento Nacional ODS-São Paulo; Marina Martins Ferro, gerente executiva de Práticas empresariais e políticas pública no Instituto Ethos, representante do Colisão Estratégia ODS; e Maitê Leite, gerente de Água e Oceano | ESG | Pacto Global da ONU.

Para ressaltar a importância de discutir este tema, Alzira Garcia lembra que, atualmente, somos, praticamente, oito bilhões de habitantes vivendo num planeta finito, estabelecendo uma relação progressiva de agressão ao meio ambiente, que impacta diretamente na qualidade de vida de toda população, incorporando-se a essa situação um estado de desigualdade social, apresentando um percentual progressivo de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza extrema.

A coordenadora destaca que, ao longo das últimas décadas a ONU, atenta a estas questões, vem realizando várias conferências, estabelecendo metas para que os países desenvolvam ações, não de qualquer forma, mas de forma sustentável. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), institucionalizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), são o núcleo e estão reunidos na Agenda 2030, definindo responsabilidades, não só para os governos, mas também para as empresas, para os cidadãos, enfim, para toda a sociedade. Nesta Agenda estão previstas 169 metas a fim de erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade, proteger o meio ambiente, cidades sustentáveis, combate às alterações climáticas, garantir igualdade de acesso à justiça, paz para todos, dentre outros temas”, explica.

Desta forma, Alzira considera que abordar nesta edição do Encontro Técnico/Fenasan 2022 o tema ODS é importante para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos, no universo corporativo e para uma atuação ativa dos gestores locais para criar um novo modelo global de desenvolvimento. “São alguns dos caminhos para atingirmos até 2030 um mundo melhor para todos, socialmente justo, ambientalmente adequado e economicamente viável“, salienta.

Alzira ressalta que o slogan dos ODS é “Não deixar ninguém para trás”, desta forma a AESabesp vem assumindo sua responsabilidade social e ambiental e estabelece esta importante ação esta edição do evento não só divulgar os ODS, mas também estimular congressistas, palestrantes, expositores, ou seja, todos participantes do Encontro Técnico/Fenasan a conhecerem e aderirem ao movimento mundial para que sejam capazes de contribuir para tornar o lugar em que vivemos um mundo melhor.

A especialista destaca que o protagonismo do setor de saneamento é essencial, reforçado pela resolução da ONU que determina que o direito à água potável e limpa e o direito ao saneamento como essenciais para a vida, sendo o saneamento prioridade para vida com qualidade. “Desta forma, todos os setores devem se mobilizar, estabelecendo parcerias e somando esforços, base para a construção de uma trajetória mundial com equilíbrio social e ambiental, sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações”, aponta.

As expectativas dela com o 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022 neste momento em que será realizada a primeira edição presencial, após dois anos de edições online por causa da pandemia, são animadoras. “Como membro da Comissão Organizadora do Encontro Técnico/Fenasan ter vivenciado a experiência de ter participado da organização do evento que ocorreu de forma híbrida nas edições de 2020 e 2021 foi gratificante, ao mesmo tempo em que foi desafiador, descobrirmos habilidades que desconhecíamos”, comenta.

Alzira afirma que a avaliação final dos resultados nestes dois últimos anos superou as expectativas. “Esse fato se deu principalmente porque prevaleceu o espírito de equipe e conseguimos promover um evento numa condição de isolamento social, situação até então desconhecida”, avalia. 

Agora com o retorno gradual, a coordenadora salienta que todos os cuidados serão adotados, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos para organização de eventos, visando a segurança e o bem-estar do público participante e dos prestadores de serviços.

Para ela, a retomada das atividades presenciais no 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022º possibilitará o reencontro e uma maior aproximação com os colegas, profissionais do saneamento.  “A troca de experiências desse período de pandemia, considerando, sobretudo, que esta situação reforçou a importância dos serviços de saneamento básico, fundamental na adoção de hábitos de higiene, para prevenção da doença, além de contribuírem para a preservação da saúde pública, por esse motivo é importante a manutenção das boas relações pessoais”, enfatiza.

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 traz como tema “Saneamento: prioridade para a vida” e reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões.

Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feiro aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade.

Durante o evento, serão debatidos temas como “Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”, “Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta”, “ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar”, “Tecnologia: a inovação e o saneamento”, e a “Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico”, entre muitos outros.

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento: prioridade para a vida” – Mesa Redonda 10 “ODS contribuição para crescimento inclusivo e sustentável”

Quando: 15 de setembro (quinta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 3

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria