Notícias

Você está aqui:

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022: painel abordará monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica na RMSP

Com coordenação de Nilzo Renê Fumes, gerente de Divisão na Superintendência do Médio Tietê da Sabesp, discussão contará com presença de Hélio Suleiman, presidente da FABHAT, e Emerson Martins Moreira, gerente de Divisão de Gestão e Desenvolvimento Operacional de Recursos Hídricos da Sabesp.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

“Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica na RMSP”. Este é o tema do primeiro painel da programação do 33° Encontro Técnico AESabesp/Fenasan, que será realizado de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP. O debate acontecerá no primeiro dia da realização, terça-feira, das 16h às 17h (sala Cantareira 2). As inscrições para o congresso estão abertas aqui.

Promovidos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, o Congresso e a feira formam o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina. A realização seguirá todos os protocolos de segurança contra a covid-19 estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

O painel tem coordenação de Nilzo Renê Fumes, gerente de Divisão na Superintendência do Médio Tietê da Sabesp. Integrarão a discussão Hélio Suleiman, diretor-presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), e Emerson Martins Moreira, gerente de Divisão de Gestão e Desenvolvimento Operacional de Recursos Hídricos da Sabesp.

Nilzo comenta a importância do debate sobre o tema, ressaltando que a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é um dos conglomerados urbanos do mundo. “O abastecimento público de água é um desafio diário. Para isso, é importante que a gestão seja realizada por profissionais qualificados e ferramentas de gestão que permitam conhecer a situação atual e futuras, subsidiando a tomada de decisões principalmente em tempo de crise hídrica. Os palestrantes vão demonstrar o que foi realizado e o que há de mais moderno no assunto”, adianta o coordenador.

“Após a crise hídrica de 2014/15, acredito que evoluímos muito quanto aos estudos, gestão e monitoramento realizado em todo Brasil”, salienta Nilzo sobre o cenário do país em relação à escassez hídrica. “As empresas dos diversos setores, estados e os comitês de bacias realizaram avanços significativos. Acho que estamos nos caminhos certos. Sempre é válido um ditado do querido Prof. Dr. Rubem La Laina Porto: ‘a pior crise sempre está por vir’”, diz o coordenador.

Esta edição do Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 marcará a retomada do evento presencial após dois anos online devido à pandemia. “A possibilidade de participar novamente presencialmente é uma oportunidade de troca de experiências sem igual, uma oportunidade sensacional. Tenho certeza de que teremos grandes apresentações e debates, que farão deste encontro um dos melhores já realizados”, enfatiza Nilzo Renê Fumes.SC

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 traz como tema “Saneamento: prioridade para a vida” e reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões.

Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feiro aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. 

Durante o evento, também debatidos temas como “Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”, “Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta”, “ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar”, “Tecnologia: a inovação e o saneamento”, e a “Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico”, entre muitos outros.

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Painel “Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica na RMSP”

Quando: 13 de setembro, terça-feira, das 16h às 17h (sala Cantareira 2).

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://www.fenasan.com.br/