Notícias

Você está aqui:

33° Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 terá mesa sobre riscos de sucateamento de infraestrutura e a engenharia nacional

Debate terá participação de Marcos Penido, secretário de Governo de SP, Paulo Ferreira, presidente no Instituto de Engenharia, e Tico Monteiro, especialista em Gestão de Ativos. Coordenação de Olavo Sachs, presidente da Comissão Organizadora do evento, e Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Uma das mesas do 33° Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2022 debaterá o tema “Os riscos de sucateamento de infraestrutura e a engenharia nacional”. Em retomada histórica, o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, voltará ao Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP, de 13 a 15 de setembro.

Com coordenação dos engenheiros Olavo Sachs, presidente da Comissão Organizadora do evento, e Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp e membro da comissão, a mesa acontecerá no último dia do evento, 15 de setembro, quinta-feira, das 11h às 12h30 (sala Cantareira 4). As inscrições para o congresso estão abertas aqui.

O debate contará com participação especial do secretário de Governo do Estado de São Paulo, Marcos Penido. Os outros convidados são Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia, e Tico Monteiro, especialista em Gestão de Ativos.

Olavo Sachs afirma que os membros da Associação estão ansiosos pela realização da mesa pela qualificação e conhecimento dos seus integrantes e por ser um tema atual e que precisa de melhorias.

“Nós, que atuamos na área saneamento, sabemos que as instalações têm uma vida útil e grande parte delas já passou da data de ser substituída. Não adianta fazer reparos, que cada vez vão ficar mais intensos nessas estruturas e muitas delas já estão bastante desgastadas”, explica o coordenador. É necessário investimento na reposição dessas redes, reparação em elevatórias que precisam ser modernizadas e reformas estruturais nos reservatórios. E também uma constante renovação na área de saneamento, concessionárias de energia ou outros sistemas como redes de drenagem”, complementa Olavo Sachs.

Para ele, é muito importante que ocorra sinergia entre os vários órgãos de telefonia, energia elétrica e gás, concessionária de água e esgoto, e a realização de um trabalho maior e focado no cadastro único do que existe na cidade tanto no subsolo quanto nas vias áreas.


“Precisamos trabalhar em conjunto com todas as concessionárias e investir em novas instalações para que não ocorram acidentes e a população não seja prejudicada”, reforça o engenheiro.

Sobre a importância do Encontro Técnico/Fenasan, Olavo Sachs enfatiza:”Nosso evento é conhecido nacional e internacionalmente. Nossas mesas redondas e nossos trabalhos técnicos são cada vez mais reconhecidos, com produtos de alta qualidade. Quando termina um Encontro Técnico, ficamos com um desafio maior ainda, que é fazer um melhor no próximo ano e isso temos conseguido. São 33 anos de realização do evento e durante a pandemia realizamos de forma virtual. Neste ano, estamos inovando com a volta presencial”.

Viviana Borges, por sua vez, lembra que “o saneamento sempre trabalhou com ‘cobertor curto’. Em determinados momentos, os investimentos eram carreados para algumas áreas e outras ficavam com a cobertura prejudicada, e em outros momentos, outras ficavam prejudicadas.

A engenheira reforça que o saneamento precisa receber novos recursos para levar saúde e qualidade de vida à população mais carente.

“Independentemente de quem operará o serviço, se privado ou público, o investimento na formação de engenheiros, valorizando a profissão e em novas obras e na manutenção da infraestrutura em operação precisa ser tratado com prioridade para o crescimento econômico do país”, frisa Viviana.

Sobre melhorias no setor de saneamento, a coordenadora da mesa ressalta: “É importante promover fóruns para discutir os riscos de sucateamento da infraestrutura existente e da engenharia nacional para uma avaliação geral sobre as necessidades de ações de curto, médio e longo prazo. Também para conscientizar sobre os impactos da necessidade de novos investimentos, se nenhuma ação for tomada”.

“Neste evento, teremos palestrantes de grande sabedoria e experiência para nos apresentar um bom panorama da engenharia e da infraestrutura brasileira, destacando o saneamento nesse contexto. Esta discussão será importante para nos orientar e assim colaborarmos com esforços em planos para que grandes obras aconteçam e as obras de infraestrutura existentes tenham os cuidados necessários para que não desapareçam por falta de manutenção”, destaca Viviana, citando exemplos recentes e inconvenientes pela falta de manutenção. “Quando andamos pela cidade de São Paulo, vimos cabos de energia elétrica soltos ou amarrados em postes tirando a beleza das árvores e interdições em pontes que quase caíram. Outro exemplo, foi o rompimento de barragens, que causaram enormes danos ambientais e mostraram a desvalorização da engenharia”.

A presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp, que presidiu a entidade de 2019 a 2021, fala sobre a realização desta edição do evento, que será marcada pela volta presencial no Expo Center Norte. “O Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é muito importante para o saneamento, pois profissionais que buscam novidades tecnológicas com fornecedores, novas experiências e aprendizados nas apresentações de casos práticos, eventualmente alterados devido à pandemia, têm mais oportunidades”, sublinha.

“O evento, reforça Viviana, “proporciona uma energia positiva, principalmente pelos encontros que motivam os expositores, congressistas e visitantes a novos desenvolvimentos e proporcionam o estabelecimento de parcerias por anos fomentadas, com vistas a um ganha-ganha.”

A coordenadora comenta que a pandemia da covid-19 trouxe um isolamento social que dificultou em muito as relações e que agora se mostra controlada o suficiente para que as relações humanas de integração aconteçam. “O reencontro de colegas profissionais no evento 2022 nos trará alegria e só aumentará a motivação que já encontrávamos no Encontro Técnico AESabesp/Fenasan”, reitera a engenheira.

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 traz como tema “Saneamento: prioridade para a vida” e reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões.

Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feiro aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. 

Durante o evento, também debatidos temas como “Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”, “Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta”, “ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar”, “Tecnologia: a inovação e o saneamento”, e a “Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico”, entre muitos outros.

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Mesa redonda “Os riscos de sucateamento de infraestrutura e a engenharia nacional”

Quando: dia 15 de setembro, quinta-feira, das 11h às 12h30 (sala Cantareira 4).

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://www.fenasan.com.br/