Prêmio Jovem Profissional

Prêmio Jovem Profissional

Regulamento

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp promoverá seu 36º Encontro Técnico/Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e FENASAN – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, 2025.

No 36º Encontro Técnico, que será realizado de 21 a 23 de outubro de 2025, a Diretoria Técnica da AESabesp fomentará a 12ª edição do PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL, por meio da apresentação de trabalhos técnicos desenvolvidos em torno do tema meio ambiente e saneamento ambiental.

O Prêmio Jovem Profissional foi criado para dar subsídio técnico ao projeto Ecoeventus® – minimização de emissão de Gases de Efeito Estufa – GEE, por meio da identificação de jovens que aspirem uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. Atualmente, está atendendo o aspecto Social da sigla em inglês ESG (Ambiental, Social e Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (4, 6 e 10).

O propósito do prêmio é fomentar o interesse na área de saneamento e meio ambiente, buscando profissionais com idade até 30 anos que, por meio de apresentação de trabalhos no Encontro Técnico, contribuam com as necessidades do mercado de trabalho e, desta forma, possam divulgar suas experiências profissionais ou acadêmicas no segmento de saneamento e meio ambiente.

Esta troca de informações alavancará discussões no âmbito de políticas públicas, desenvolvimento tecnológico, aplicação de produtos e/ou serviços empregados nas soluções de desafios no saneamento e meio ambiente no Brasil e no exterior.

A seleção dos trabalhos técnicos será feita em duas etapas.

1ª etapa (escrita) – Avaliação do trabalho escrito, realizada por uma equipe de especialistas, no tema escolhido pelo autor. O autor deverá atender aos critérios do prêmio, além do regulamento para submissão dos trabalhos técnicos e o cumprinento às normas para elaboração dos Trabalhos Técnicos, disponível no endereço eletrônico: www.fenasan.com.br .  

Nesta etapa, os trabalhos selecionados para a 2ª fase serão os que atingirem ou superarem a nota de corte.

Para concorrer ao prêmio, o candidato deverá manifestar seu interesse em participar da 2ª etapa selecionando a opção de participar do Prêmio Jovem Profissional, o que implicará em sua ciência e total aquiescência do regulamento.

2ª etapa (oral) – Apresentação do trabalho perante a banca de avaliadores. Os autores finalistas serão avaliados por uma equipe de 3 profissionais do mercado (empresas públicas, privadas e/ou universidades) nos seguintes quesitos: qualidade técnica de seu trabalho, apresentação e desenvoltura do candidato. Esta avaliação ocorrerá presencialmente, na data da apresentação do trabalho.

Destaca-se que as despesas com inscrição, alimentação e transporte são de inteira responsabilidade do candidato.

O vencedor do prêmio será o candidato que obtiver maior pontuação nas duas etapas (escrita e oral).

Este prêmio é organizado pela AESabesp, por meio de sua Diretoria Técnica e coordenado pelo Comitê Científico. A AESabesp é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, situada à Rua Treze de Maio, 1642, casa 01, Bela Vista, CEP 01327-002, São Paulo – SP.

Identificar jovens e talentosos profissionais, oferecendo-lhes oportunidade para mostrar sua capacidade intelectual e produtiva de apresentar trabalhos técnicos no enfrentamento dos desafios da situação atual do saneamento e meio ambiente.

A AESabesp propõe-se a contribuir com o desempenho dos candidatos disponibilizando profissionais do mercado (acadêmicos e empresas privadas e públicas) para avaliarem os trabalhos técnicos de acordo com o regulamento do prêmio, que poderão fazer comentários de melhorias para aumentar a qualidade técnica do trabalho. 

O candidato ao prêmio deverá atender aos seguintes requisitos:

4.1  Idade

A idade limite para participação: 30 anos completos, até 01 de janeiro de 2025.

4.2. Formação

Poderão ser candidatos ao prêmio estudantes ou profissionais de todos os segmentos da carreira universitária, graduado ou pós-graduado.

4.3. Autoria

O candidato ao prêmio poderá apresentar mais de um trabalho de sua autoria, porém não serão aceitos coautores.

4.4. Temas

O trabalho a ser submetido deverá abordar os temas descritos no link: https://fenasan.com.br/temas/

Nota 1: Dado o tema central “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” nesta edição, para o caso de empate, serão considerados os temas: Desenvolvimento tecnológico e inovação, Educação ambiental, Energias alternativas e eficiência energética, Meio ambiente e mudanças climáticas.

Nota 2: A submissão dos trabalhos para concorrer ao prêmio Jovem Profissional deverá ocorrer até 02 de junho de 2025.

4.5 Apresentação do trabalho escrito – 1ª etapa

O candidato deverá apresentar o trabalho de acordo com as Normas de Submissão de Trabalhos Técnicos disponíveis no site: https://www.fenasan.com.br.

Nota 3: Os trabalhos que não atenderem às Normas de Submissão de Trabalhos Técnicos e/ou deste regulamento serão desclassificados.

Serão considerados inscritos todos os trabalhos técnicos submetidos para avaliação cujo autor atenda aos requisitos do prêmio.

A Comissão Científica da AESabesp comunicará a elegibilidade para o autor concorrer ao prêmio após 21 de julho de 2025 – data de comunicação de aceite do trabalho.  Para concorrer ao prêmio, o autor deverá ter sua inscrição realizada e paga até 08 de agosto de 2025.

5.1  Desclassificação ou inelegibilidade

Os candidatos que não atenderem ao regulamento, incluindo os prazos em suas diversas fases ou a inscrição para apresentação do trabalho – fase oral -, serão desclassificados.

Serão impedidos de participar da premiação: pessoas indicadas para compor quaisquer das etapas do processo de avaliação; autores que tenham vínculo de parentesco em 1º grau com participantes das comissões ou das diretorias da AESabesp; empregados ou prestadores de serviço da AESabesp e seus parentes em 1º grau.  

5.2 Submissão dos Trabalhos Técnicos para apresentação do trabalho

O candidato aprovado na 1ª etapa – fase escrita -, para concorrer ao prêmio, deverá submeter seu trabalho com a inclusão dos dados do autor (lembrando que a primeira submissão foi “às cegas”), de 21 a 29 de julho de 2025.

5.3 Apresentação oral do trabalho – 2ª etapa

Após a comunicação da AESabesp quanto ao aceite do trabalho, por e-mail, os trabalhos serão disponibilizados na Grade da seguinte forma:

– Pontuação igual ou superior à nota de corte: o finalista apresentará seu trabalho oralmente para avaliação do PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL, de acordo com as instruções que serão enviadas pelo Comitê Científico.

– Pontuação inferior à nota de corte: o autor não participará do prêmio Jovem Profissional, mas poderá apresentar seu trabalho de acordo com a disponibilidade da grade de trabalhos técnicos e a critério do Comitê Científico atendendo às exigências do modelo de apresentação disponível no site: www.fenasan.com.br.

Nota 4: Para apresentar o PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL, o autor deverá atender aos requisitos do prêmio, ou seja, idade de 30 anos.

Nota 5: Caso o autor inscrito para apresentação do trabalho não o apresente na data e horário definidos na grade do Encontro Técnico, será desclassificado e não poderá apresentar trabalho para concorrer ao PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL na edição de 2026.

O cronograma foi dividido em cinco fases:

a. Fase I – Período de submissão do trabalho para avaliação escrita – até 02 de junho de 2025;

b. Fase II – Comunicado de aceite – a partir de 21 de julho de 2025 (esta data poderá ser alterada em função da elaboração da grade final;

c. Fase III – Prazo para adequação dos trabalhos técnicos: de 21 a 29 de julho de 2025, somente para a inclusão dos dados do autor.

d. Fase IV – Datas limite para inscrição dos autores – 08 de agosto de 2025;

e. Fase V Apresentação oral do trabalho – de acordo com a data informada na grade de programação;

f. Fase VI – Comunicação aos autores do horário da apresentação dos trabalhos na forma oral ou pôster – 08 de agosto de 2025 (esta data poderá ser alterada em função da elaboração da grade final).

O autor do trabalho aprovado deverá efetuar sua inscrição para apresentação oral do trabalho e participação no evento por meio do site: www.fenasan.com.br, e efetuar o pagamento de acordo com o valor correspondente à categoria.

Nota 6: O não pagamento até a data estabelecida implicará no cancelamento da inscrição do candidato ao PRÊMIO.

3ª Etapa

Fase V Apresentação oral do trabalho.

Os autores finalistas aprovados pela comissão na 2ª etapa deverão apresentar o trabalho presencialmente. O finalista deverá observar o horário e sua apresentação na grade de programação, disponível no site www.fenasan.com.br.

Nota 7: Caso os avaliadores não consigam esgotar suas perguntas durante a apresentação, autor deverá aguardar na sala onde apresentou seu trabalho para que seja combinado local e horário para o esclarecimento da dúvida pela banca avaliadora. O autor que não atender à solicitação dos avaliadores será desclassificado.

O Evento de Premiação – Jovem Profissional 12ª Edição será realizado em data a ser definida.

Uma equipe de avaliadores analisará os trabalhos dos autores na fase escrita e oral, pontuando-os de acordo com os seguintes critérios:

a. Fase escrita:

  • Tema escolhido: neste ano, em função da 15ª edição do Projeto Ecoeventus®, o autor será pontuado com 10 pontos iniciais caso seu trabalho aborde os temas: Desenvolvimento tecnológico e inovação, Educação ambiental, Energias alternativas e eficiência energética, Meio ambiente e mudanças climáticas.
  1. Fundamentação bibliográfica (bibliografia e citações adequadas).
  2. Fundamentação conceitual (termos técnicos e científicos usados claro e adequadamente).
  3. Desenvolvimento da apresentação (abordagem, método, argumentação, discussão).
  4. Qualidade de organização (disposição em itens adequada, extensão equilibrada dos itens).
  5. Conclusões (fundamentadas em dados, fatos e argumentos adequados, com resultados novos e/ou aplicáveis).

Nota 8: O valor máximo nesta fase para cada item será 10 (dez) pontos para o item i. e para os demais 5 (cinco) pontos, totalizando 50 (cinquenta) pontos.

b. Fase oral:

O autor nesta fase deverá manter em sua apresentação coerência com a fase escrita, ou seja, na sua apresentação oral deverão constar os mesmos itens da 1ª fase, acrescido dos itens vi, vii, viii, ix e x.

  1. Fundamentação bibliográfica (bibliografia e citações adequadas).
  2. Fundamentação conceitual (termos técnicos e científicos usados clara e adequadamente).
  3. Desenvolvimento da apresentação (abordagem, método, argumentação discussão).
  4. Qualidade de organização (disposição em itens adequada, extensão equilibrada dos itens).
  5. Conclusões (fundamentadas em dados, fatos e argumentos adequados, com resultados novos e/ou aplicáveis).
  6. Pontualidade do autor.
  7. Material de apresentação – Programa Power Point ou similar.
  8. Postura na apresentação.
  9. Cumprimento do tempo estabelecido para apresentação de 15 minutos com 5 minutos abertos para perguntas e respostas, totalizando 20 minutos.
  10. Qualidade de apresentação.

Nota 9: O valor máximo nesta fase para cada item será de 5 (cinco) pontos, totalizando 50 (cinquenta) pontos.

O vencedor do prêmio será o trabalho que somar a maior nota nas duas etapas (escrita e oral).

O primeiro prêmio será um troféu e uma bolsa de estudo, de acordo com os critérios da AESabesp, que oferecerá mentoria para auxiliar o vencedor no desenvolvimento do seu perfil profissional. Além disso, poderá desenvolver e implantar o produto do trabalho, adequando-o ao modelo de um projeto, de acordo com o regimento interno da AESabesp e, desta forma, ser incorporado na carteira de projetos da Diretoria de Projetos Socioambientais e Cultural, disponível no site:

http://www.aesabesp.org.br/quemsomos/regimento.html .

Os trabalhos aprovados nas fases (escrita e oral) receberão da AESabesp os seguintes prêmios:

1º trabalho –  um troféu e uma bolsa de estudo no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em instituição escolhida pelo vencedor, que deverá ser utilizada no período máximo de um ano a contar da data da premiação. Caso o premiado escolha cursar MBA – Master of Business Administration, o prazo será extendido por mais12 meses.

2º trabalho – um smartphone e inscrição para o Encontro Técnico na edição de 2026;

3º trabalho – inscrição para o edição de 2026 do Encontro Técnico da AESabesp.

Nota 10: Quaisquer despesas do autor para a participação na edição de 2026 ficarão a cargo do próprio participante. O prêmio é intransferível.

A AESabesp poderá, de acordo com avaliação da Comissão do Encontro Técnico e com a aprovação do autor, utilizar o trabalho para desenvolvê-lo na Diretoria de Projetos Socioambientais e Cultural.

Os membros da Comissão Organizadora do Encontro Técnico, da Avaliação dos Trabalhos Escritos e da Apresentação Oral terão completa e total autonomia para tomada de qualquer decisão, não cabendo recurso de qualquer tipo às suas decisões.

Esta comissão poderá, a qualquer tempo, solicitar documentos, materiais ou informações complementares necessárias para comprovação de atendimento aos requisitos, é imprescindível que os participantes atendam às solicitações no prazo para passarem para a etapa seguinte.

A AESabesp anunciará os resultados ao final de cada etapa, conforme o cronograma.

A divulgação dos trabalhos em cada etapa do processo de seleção será realizada por e-mail endereçado ao autor do trabalho.

Todas as mídias da AESabesp, incluindo as redes sociais, de acordo com seu critério, farão a divulgação das etapas do PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL 2025.

Os trabalhos técnicos selecionados para serem apresentados oralmente farão parte dos anais do 36º Encontro Técnico da AESabesp, que são disponibilizados no hotsite da AESabesp.

Os autores de trabalhos técnicos, ao se inscreverem conforme regulamento acima, manifestam seu expresso consentimento na divulgação de seus trabalhos e no tratamento de seus dados para fins de divulgação do Prêmio e fomento à inovação tecnológica que dá suporte à premiação, bem como declaram que têm ciência e aquiescência dos termos da Política de Privacidade de Dados publicada no website da AESabesp e das condições e regras estabelecidas neste Regulamento.

Presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp
Agostinho de Jesus Gonçalves Geraldes

Presidente da Comissão
Olavo Alberto Prates Sachs

Diretor Técnico
Reynaldo Eduardo Young Ribeiro

Diretor de Inovações
Pierre Ribeiro de Siqueira

Coordenadora do Comitê Científico e Prêmio Jovem Profissional
Maria Aparecida Silva de Paula

Membros
Alisson Gomes de Moraes
Alzira Amancio Garcia
Ana Paula Rogers
Cicero Ferreira Batista
Eduardo Bronzatti Morelli
Ester Feche Guimarães
Fabio Rocha
Gilberto Azevedo
Helieder Rosa Zanelli
Hilton Alexandre de Oliveira
Israel Henrique
Jorge Rabello
Katia Freitas
Kleber dos Santos
Luciomar Santos Werneck
Marcelo Tadeu Muniz Pereira
Márcia Camillo da Cruz
Maria Aparecida Silva de Paula
Mariza Prota
Monique Funke
Nélson César Menetti
Nilzo Fumes
Patricia Goularth
Patrícia Taliberti
Paulo Victor Vieira Sampaio
Sonia Maria Nogueira e Silva
Sulamita França Santos
Viviana M. N. de A. Borges
Walter Antonio Orsatti

Equipe de Apoio

Aillem Carolina
João Augusto Poeta
Katia Freitas
Nilton Gomes de Moraes
Nizar Qbar
Rhuan Carlos
Rodrigo Oliveira Catanho
Suely Melo
Viviane Andrade
Wanderley Pavão Junior

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Patrocínio Platinum Plus

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Standard

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Parceiros de mídia

Apoio Institucional

Promoção

Há 38 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria

©2025 – Todos direitos reservados
Desenvolvido por