Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: sucesso absoluto de público e ocupação de 100% para a feira em 2024

Com recorde de público, expositores e apresentação de trabalhos técnicos, a maior realização de saneamento ambiental da América Latina fez história mais uma vez. Além da integração à Waste Expo Brasil, evento foi palco para lançamentos de diversas iniciativas para a promoção da cultura da sustentabilidade, alinhadas aos ODS e aos conceitos de ESG.

Compartilhar:

Um evento histórico e cada vez maior. Assim foi o 34º Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de outubro, nos Pavilhões Branco e Verde do Expo Center Norte, em São Paulo. Promovida pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, com co-coordenação da AESAN – Associação dos Especialistas em Saneamento, esta é a maior realização do saneamento ambiental na América Latina.

Nesta edição, a Fenasan teve seu espaço expositivo ampliado e aconteceu integrada à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. Com a integração das duas feiras foram 36 mil m² de área de exposição.

A Fenasan teve presença 280 empresas de diversos países, como China e Canadá, e mais de 21 mil visitantes. O Encontro Técnico recebeu 1500 congressistas, com profissionais vindos da Alemanha, Colômbia, Peru e Vietnã, entre outros.

“São números que traduzem a grandeza deste evento, que este ano foi ainda maior, acontecendo integrado à Waste Expo Brasil. Um pólo de negócios, de networking, de promoção de tecnologia e inovação e um grande ponto de encontro do saneamento na América Latina”, ressalta Helieder Rosa Zanelli, diretor de Inovações da AESabesp e da Fenasan.

O saneamento ambiental na globalização do desenvolvimento sustentável foi a grande diretriz desta edição. A ampla programação contemplou, em 12 mesas redondas e seis painéis, temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, como avanços do saneamento ambiental após o novo marco legal, ESG, gestão de perdas, gestão da emissão de gases de efeito estufa, drenagem, resíduos sólidos, gestão de ativos e transformação digital, entre outros.

Esta edição também bateu recordes de trabalhos técnicos submetidos (quase 400) e altíssimo nível técnicos nas apresentações (clique aqui para conhecer os trabalhos e profissionais premiados).

“Tivemos mesas e painéis com presença de alguns dos maiores especialistas do país e salas lotadas e muita interação do público. A atualidade dos temas e o caráter propositivo das discussões foram destaque”, frisa o diretor do Encontro Técnico, Agostinho Geraldes

Olavo Sachs, presidente da Comissão Organizadora do evento, destaca o trabalho integrado para o sucesso. “A Diretoria da AESabesp e a Comissão, formadas por voluntários, se empenham para realizarmos edições cada vez melhores. E contamos com a atuação intensa de funcionários, colaboradores e equipes prestadoras de serviços, que trabalham em conjunto, não apenas nos três dias de evento, mas ao longo do ano. Ainda comemorando o êxito de 2023 e já começaremos a planejar a edição de 2024”.

O presidente da AESabesp, Luciomar Werneck, pontua que o crescimento contínuo do Encontro Técnico e da Fenasan refletem a trajetória da AESabesp de promoção do compartilhamento de conhecimento, da tecnologia e inovação. “Somos uma associação que trabalha em consonância com os temas mundiais e pela promoção da cultura da sustentabilidade e que reúne um corpo técnico de alto nível e isso permeia todas as instâncias do nosso evento. Agradeço a todas as empresas expositoras, aos patrocinadores e aos profissionais e especialistas que integraram as mesas e painéis e ao público que prestigiou o Encontro Técnico e a Fenasan. Todos são parte deste sucesso.”

Destaque para os ODS e ESG e lançamentos

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e os princípios de ESG pautaram a edição 2023.

Diversas iniciativas, como parcerias, acordos de cooperação, palestras e campanhas foram realizadas.

Nesta edição, a AESabesp lançou o Selo Sustentável para empresas expositoras, quereconhece a participação de empresas que colaboraram atendendo aos requisitos estabelecidos pela Associação, em sintonia com os conceitos de ESG (Ambiental, Social e Governança) e também com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso todas as premiações para os expositores contemplaram os aspectos sustentáveis (clique aqui para conhecer as empresas premiadas).

Também foi lançada a campanha “Pobreza Menstrual: uma causa sanitária, de educação e de saúde!”, uma parceria da AESabesp e Pieralisi, que distribuirá absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A AESabesp apresentou ainda ao setor duas grandes iniciativas visando projetos culturais, educativos e profissionalizantes alinhados aos conceitos de ESG e aos ODS 6 e 11 sobre água e saneamento e cidades e comunidades sustentáveis: a ENASAN – Escola Nacional de Saneamento, que tem a proposta de oferecer capacitações especializadas no contexto da engenharia e fortalecer o profissional do setor que atua nas necessidades das eficiências técnicas, e o Instituto Água, que envolverá atividades socioambientais e educativas, cuja concepção integra o Museu Água de São Paulo, iniciativa da AESabesp para estimular o interesse da população pela história do saneamento e sobre a importância da água e do meio ambiente.

A associação anunciou, para a próxima edição, os Jogos do Saneamento Fenasan, uma competição envolvendo empresas públicas e privadas de todo o país.

Neutralização da pegada de carbono

O Grupo Solví, por meio da SMARTie Carbon, realizou a neutralização da pegada de carbono da Fenasan e do Encontro Técnico, uma parceria com a AESabesp para compensar o consumo de energia, água e resíduos gerados durante os 3 dias de evento.

A compensação foi realizada com créditos de carbono provenientes dos aterros das UVSs, Unidades de Valorização Sustentáveis, do Grupo Solví, comercializados pela SMARTie Carbon. As UVSs são parques multitecnológicos de tratamento e valorização sustentável de resíduos residenciais, comerciais e industriais. Os créditos oriundos das Unidades de Valorização Sustentável (UVSs) do Grupo visam a mitigação de impactos às mudanças climáticas, indo além, entregando a sociedade cobenefícios socioambientais, tendo nova dimensão de impacto ESG.

Vitrine e ponto de encontro 

A Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental e o ponto de encontro dos profissionais que atuam para a universalização.

Como polo de negócios e oportunidades de networking, a Fenasan tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental. 

A AESabesp apresentou ainda ao setor duas grandes iniciativas visando projetos culturais, educativos e profissionalizantes alinhados aos conceitos de ESG e aos ODS 6 e 11 sobre água e saneamento e cidades e comunidades sustentáveis: a ENASAN – Escola Nacional de Saneamento, que tem a proposta de oferecer capacitações especializadas no contexto da engenharia e fortalecer o profissional do setor que atua nas necessidades das eficiências técnicas, e o Instituto Água, que envolverá atividades socioambientais e educativas, cuja concepção integra o Museu Água de São Paulo, iniciativa da AESabesp para estimular o interesse da população pela história do saneamento e sobre a importância da água e do meio ambiente.

Sobre a AESabesp

A AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) é uma entidade fundada em 15 de setembro de 1986 e nesses 37 anos de existência tem reunido profissionais da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e do setor de saneamento ambiental, com atendimento voltado à sua excelência, por meio da promoção de incentivos (bolsas de estudos, cursos de especialização e capacitação e demais eventos culturais e sociais) e realização de grandes eventos de fomento à tecnologia, como seus tradicionais Congressos Técnicos e a Fenasan – considerada a maior realização técnica-mercadológica de América Latina.

AESabesp, há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Cobertura completa do evento disponível nos sites da Fenasan (www.fenasan.com.br) e AESabesp ( www.aesabesp.org.br )  

Artigos, edição especial da Revista Saneas Fenasan 2023 e episódios do podcast Saneamento em Foco no site www.saneasonline.com.br

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria