Projeto Ecoeventus® 2023 – Prêmio AESabesp para Empresas Expositoras
- Início
- Projeto Ecoeventus® 2023 – Prêmio…
Projeto Ecoeventus® 2023
Prêmio AESabesp para Empresas Expositoras
Regulamento
A AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, por meio do Projeto Ecoeventus® que tem como objetivo minimizar os impactos ambientais e, desta forma, ser aderente as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) durante a Fenasan 2023, convida os expositores a participarem do “Prêmio AESabesp para Expositores”.
O prêmio foi estruturado modularmente com base na família ISO (ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, ABNT NBR ISO 45001 e ABNT NBR ISO 14064) e também com os requisitos de prêmios como o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento e Prêmio Polícia Militar da Qualidade.
Na 13ª edição do prêmio serão mensuradas as práticas de sustentabilidade por meio de relatórios auto declaratórios com preenchimento de formulários eletrônicos. Somente são elegíveis a participarem do prêmio as empresas investidoras da Fenasan 2023. As empresas inscritas deverão evidenciar em seus processos a adesão às práticas ESG/ODS nos últimos 12 meses, selecionando os critérios: Ambiental, Social e Governança.
Estão de volta os critérios do prêmio “Melhor Estande” e “Inovação Tecnológica”, em reconhecimento ao esforço das empresas serem reconhecidas em manterem seus processos aderentes às exigências do mercado.
Cada empresa deverá selecionar os critérios, dentre os abaixo, em que tem interesse a concorrer e preencher os respectivos formulários eletrônicos, cujos links estão publicados no site. A empresa poderá selecionar um ou mais critérios a que irá concorrer.
O prazo para envio dos formulários eletrônicos e relatórios auto declaratórios é, impreterivelmente, até 15/09/2023, horário de Brasília.
Os prêmios serão concedidos conforme abaixo (critérios e quantidade):
- Ambiental – 3 prêmios
- Social – 3 prêmios
- Governança – 3 prêmios
- Inovação Tecnológica – 3 prêmios
- Melhor Estande – 3 prêmios
Além dos acima, a empresa que tiver a maior pontuação no conjunto dos critérios será reconhecida pela organização como Destaque Fenasan da edição 2023 (1 prêmio). Serão concedidos um total de 16 prêmios.
Para cada critério acima relacionado, serão reconhecidas 3 empresas, uma para cada porte (pequena, média e grande) de acordo com classificação do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento link: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/porte-de-empresa.
Segue o descritivo de cada critério:
Critério Ambiental
O âmbito Ambiental diz respeito às atividades com foco no meio ambiente, tais como o bom manejo de recursos naturais, controle da emissão de poluentes na atmosfera, redução de desperdícios e melhor gestão de resíduos sólidos, tanto da cadeia produtiva quanto do setor administrativo das empresas.
Critério Social
No âmbito Social as práticas ESG preveem que o grupo garanta melhorias sociais para seus colaboradores e para a comunidade na qual está inserido. Entre as possibilidades, estão políticas de inclusão e fomento à diversidade, melhores condições de trabalho e garantia de direitos trabalhistas, assim como outras medidas que promovam o desenvolvimento social.
Governança
No âmbito Governança, as lideranças devem estar engajadas em promover processos transparentes, responsáveis e justos. Além de assegurar a sustentabilidade empresarial, a ideia é garantir a independência de todas as partes envolvidas, o combate à corrupção, o acolhimento e a gestão de pessoas. Nesse ponto, uma boa política de ESG ainda incentiva um ambiente livre de assédio, discriminação e outros tipos de violências no trabalho.
Inovação Tecnológica
Neste critério, a AESabesp busca identificar, valorizar e reconhecer entre os expositores as tecnologias inovadoras apresentadas na Fenasan 2023 por meio dos produtos e serviços divulgados. É importante que o expositor informe o produto ou serviço que julgue ser inovador com as respectivas justificativas.
Melhor Estande
Tem como objetivo considerar a cadeia de suprimentos nas suas fases de planejamento, operação e execução. A cada fase é possível identificar o grau de maturidade ou adesão da minimização dos impactos ambientais, medidos por alguns indicadores de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa – GEEs.
Durante a visita dos avaliadores dos prêmios aos expositores que estiverem concorrendo nesse critério, que será realizada nos dias 03 a 05/10/2023, serão identificados os tipos de materiais para produção e decoração, além do design e originalidade.
Premiação
A AESabesp apresentará os vencedores do Prêmio Expositores AESabesp 2023 durante a cerimônia de encerramento do evento, no dia 05/10/23 a partir das 17h00 no Auditório localizado no segundo andar do Centro de Convenções do Expo Center Norte.
Formulário de participação "Melhor Estande"
Coordenadora e Mentora:
Maria Aparecida Silva de Paula – Diretora Social da AESabesp
Patrocinadora:
Ester Fecher – Diretora Socioambiental e Cultural AESabesp
Apoiadores Institucionais:
Movimento Nacional ODS SP
Especialistas em ODS:
Rodney Custódio da Silva Ferreira Júnior – Movimento Nacional ODS SP
Cacilda Costa Paranhos – Movimento Nacional ODS SP
Equipe Comissão Técnica ESG e Sustentabilidade:
Alzira A. Garcia – AESabesp
Israel Hiroshi – AESabesp
Hiroshi Ietsugu – AESabesp
Katia Freitas – AESabesp
Marcia de Araújo Barbosa Nunes – AESabesp
Patrícia de Fátima Goularth – AESabesp
Vanessa Hasson – AESabesp
Comissão Organizadora do 34º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2023
Referências:
- Guia de Integração ESG WWF. Disponível em: [https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/guia_wwf_integracao_esg.pdf]. Acesso em 7 de agosto de 2022.
- Diretrizes Essenciais de Compliance e ESG. Disponível em: [https://www.ethos.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Compliance-e-ESG-Diretrizes-Essenciais_completo.pdf]. Acesso em 6 de junho de 2022.
- Instituto Akatu – Pesquisa mostra que cada brasileiro consome o equivalente a 160 andares de recursos naturais. Disponível em: [https://www.saneasonline.com.br/noticias/instituto-akatu-pesquisa-mostra-que-cada-brasileiro-consome-o-equivalente-a-160-andares-de-recursos-naturais/]. Acesso em 6 de junho de 2022.
- FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – Guia de Referência da Gestão para Excelência. São Paulo, 2016. Acesso em 15 de junho de 2022.
- KPMG. Disponível em: [https://kpmg.com/xx/en/blogs/home.html]. Acesso em 9 de novembro de 2022.
- Grupo Indusparquet. Disponível em: [https://www.grupoindusparquet.com.br/noticias/esg-como-empresas-nao-podem-mais-deixar-de-impactar-positivamente-o-seu-entorno]. Acesso em 15 de maio de 2023.
- Nações Unidas Brasil – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: [https://brasil.un.org/pt-br/sdgs]. Acesso em 10 de maio de 2023.