São Paulo, outubro de 2025 – A Unipar participa da Fenasan 2025, uma das principais feiras de saneamento e meio ambiente da América Latina, reforçando seu compromisso com o avanço da infraestrutura de água e esgoto no país. No evento, a companhia apresenta seu portfólio de soluções em cloro, soda cáustica e PVC — insumos estratégicos que compõem a base de inúmeros processos de saneamento e contribuem diretamente para a qualidade de vida da população.
O cloro é fundamental para o tratamento e a segurança da água. A soda cáustica tem papel essencial em diferentes etapas dos processos industriais. Já o PVC é responsável por viabilizar redes modernas e duráveis de distribuição e coleta. Juntos, esses produtos representam a essência da jornada produtiva da Unipar e reforçam o propósito da empresa em “fazer a química acontecer” de forma responsável e sustentável.
Durante a Fenasan, a Unipar apresenta também suas iniciativas voltadas à eficiência energética e à redução de impactos ambientais, com investimentos em inovação, tecnologias de baixo carbono e autoprodução de energia a partir de fontes renováveis. O estande da Unipar foi desenvolvido com conceito circular e sustentável, unindo estrutura reutilizável, iluminação em LED e comunicação 100% digital acessada por QR Codes, eliminando impressos e reduzindo resíduos.
A programação do espaço inclui uma série de palestras técnicas que destacam o papel do cloro no saneamento, com os temas “Cloro no Tratamento de Água (Oxidação)” no dia 21, “Cloro Além da Desinfecção” no dia 22 e “Cloro e Infraestrutura (PVC no Saneamento)” no dia 23. A experiência é complementada por totens touchscreen interativos, com quiz educativo e jogo de caça-palavras que abordam temas como tratamento da água e consumo consciente. Além de um estúdio de podcast instalado dentro do estande, onde especialistas da Unipar e convidados discutem de forma leve e acessível temas como segurança hídrica, diversidade na ciência e os desafios do saneamento em comunidades vulneráveis.
Impacto social e desenvolvimento humano
No dia 23 de outubro, a partir das 13h, jovens do Projeto Pescar e representantes comunitários do CCC (Conselho Comunitário Consultivo) serão recebidos no estande para as ativações interativas, além de uma palestra e também de um tour guiado por todo o evento, em mais uma ação de sinergia entre a comunidade e a Unipar.
O CCC é um dos mais importantes canais de diálogo, formado por lideranças comunitárias e representantes de instituições, o Conselho promove ações voltadas à cidadania, segurança, meio ambiente e saúde, estimulando a construção coletiva de soluções para os desafios da região. Em 2019, a iniciativa chegou a outras unidades, como Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina), e em 2024, foram investidos mais de 10 milhões de reais para apoiar e executar 75 projetos que impactaram cerca de 3,9 milhões de pessoas, reforçando a atuação da companhia como agente de transformação social nos territórios onde está presente.
Já o Projeto Pescar, desenvolvido na unidade de Santo André oferece capacitação a jovens de 16 a 19 anos em situação de vulnerabilidade que residem nas proximidades da fábrica. Durante o programa, os participantes desenvolvem tanto competências técnico-profissionais quanto habilidades socioemocionais, com abordagem de temas como autoconhecimento, saúde e relacionamentos interpessoais. Tendo o apoio da Unipar e de diversas outras empresas, o Projeto Pescar já beneficiou mais de 36 mil jovens em sua trajetória.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e também em Bahía Blanca (AR). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.
Informações para a Imprensa
Giusti Comunicação: unipar@giusticom.com.br