A mesa-redonda “Drenagem Urbana e Crise Climática: Como Tornar as Cidades Resilientes” integra a programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2025 – o maior evento de saneamento ambiental das Américas. O congresso e a feira serão realizados na próxima semana, de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), o evento reunirá especialistas, gestores públicos, pesquisadores e profissionais do setor para discutir os principais desafios e inovações no campo do saneamento e do meio ambiente.
Com o tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”, a edição de 2025 pretende aprofundar o debate sobre soluções integradas para as mudanças climáticas e a crescente necessidade de adaptação das cidades. A mesa-redonda organizada por Juliana Alves Correia ocorrerá no dia 21 (terça-feira), das 14h às 15h30, na Sala Cantareira 5, e abordará estratégias de drenagem urbana como fator essencial na construção de cidades mais resilientes frente aos eventos extremos provocados pelas mudanças no clima.

“Chegamos a um momento crítico em que os efeitos das mudanças climáticas se tornam cada vez mais intensos e frequentes. Diante desse cenário, é urgente buscar e implementar soluções que contribuam para mitigar esses impactos. A integração entre inovação tecnológica, planejamento urbano e gestão eficiente dos recursos hídricos é fundamental para que o saneamento cumpra seu papel de promover qualidade de vida e garantir a sustentabilidade. O tema da Fenasan é, portanto, extremamente relevante, pois aponta caminhos concretos para construir um futuro mais resiliente e sustentável”, aponta Juliana Alves Correia.
A coordenadora da mesa-redonda ressalta que discutir drenagem urbana é discutir adaptação climática: “Esse é um dos componentes essenciais para reduzir os efeitos das chuvas extremas, como enchentes que causam prejuízos diretos à população, além de afetar a mobilidade urbana e a qualidade de vida. Os impactos são especialmente severos nas comunidades mais vulneráveis, o que torna essa discussão também uma questão de justiça social. A mesa-redonda propõe um debate técnico e propositivo sobre soluções inovadoras – como infraestrutura verde, tecnologias sustentáveis e políticas públicas eficazes – com base em experiências bem-sucedidas no Brasil. Ao reunir especialistas, gestores e pesquisadores, o objetivo é inspirar ações concretas que tornem nossas cidades mais preparadas, inclusivas e resilientes frente às mudanças climáticas.”
Participarão das discussões: Dante Ragazzi Pauli, especialista da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape); Edson Silveira, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Brasileira de Materiais para Saneamento (ASFAMAS); e Ticiana Studart, professora do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Mesa-redonda 4: “Drenagem Urbana e Crise Climática: Como tornar as Cidades Resilientes”
Dia 21 de outubro (quinta-feira), das 14h – 15h30 – Sala Cantareira 5
Onde: Pavilhão Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Acesse o site do evento para mais informações: www.fenasan.com.br