O painel “Universalização do Saneamento: O Papel e a Visão dos Fornecedores” é um dos destaques da programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente)/Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que acontecerá de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
O maior evento de saneamento ambiental das Américas, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), tem como tema central nesta edição: “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.
Confira a programação, inscreva-se para o Congresso e faça seu credenciamento gratuito para a feira (acesse aqui).
Estela Testa, CEO da Pieralisi do Brasil e presidente do Sindicato Nacional de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental (Sindesam), será a moderadora do painel, que ocorrerá no dia 23 (quinta-feira), das 15h40 às 16h40, na Sala Cantareira 3. O debate contará também com as presenças de José Velloso Cardoso Dias, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), e de Venilton Tadini, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).
“Este painel é fundamental porque discute a cadeia de fornecimento do saneamento em um momento de profundas transformações: a expansão dos investimentos privados, a necessidade de universalização dos serviços até 2033 e a busca por maior eficiência operacional. A cadeia de fornecimento – fabricantes, prestadores de serviço, engenharia, inovação tecnológica – sustenta a capacidade das operadoras de entregar resultados à sociedade”, explica Estela Testa.

De acordo com a moderadora, os destaques da discussão serão: a integração entre fornecedores e operadores para garantir soluções completas e de qualidade; a adoção de novas tecnologias que reduzam custos e impactos ambientais; a valorização da indústria nacional e sua capacidade de inovar; e a visão sistêmica que conecta regulação, financiamento, engenharia e indústria, preparando o setor para atender às metas do Marco Legal.
Estela Testa ressalta ainda o papel estratégico da cadeia de fornecimento na consolidação desse novo ciclo do setor. “Sem a cadeia de fornecimento não há como atingir escala, qualidade e sustentabilidade. A Fenasan nos proporciona um espaço único de diálogo e construção coletiva. Ao reunir indústria, operadores, reguladores e academia, conseguimos transformar desafios em oportunidades e criar soluções que não apenas respondem às urgências, mas também constroem um futuro mais sustentável para o Brasil e para o mundo”.
Sobre o tema da edição, “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”, Estela frisa que é “absolutamente pertinente”. Nas palavras dela: “A mudança climática está intensificando crises de escassez hídrica, enchentes e degradação de mananciais. Neste cenário, o saneamento não é apenas infraestrutura, é uma ferramenta estratégica para resiliência urbana, saúde pública e preservação ambiental”.
Para a especialista, é preciso avançar em inovação: “A inovação é o elo que garante eficiência, uso racional de recursos e soluções adaptadas aos novos desafios. Investir em tecnologias, digitalização, economia circular e reuso da água é garantir que o setor esteja preparado para um futuro cada vez mais complexo”, sublinha.
O quê: 36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025 – Congresso e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
Painel 10: Universalização do Saneamento: O Papel e a Visão dos Fornecedores”
Data: 23 de outubro (quinta-feira), das 15h40 às 16h40
Local: Expo Center Norte – Sala Cantareira 3 (Pavilhões Verde e Vermelho)
Visitação à feira: gratuita
Mais informações, credenciamento e inscrições: fenasan.com.br