Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Reserve a data:

21 a 23 de outubro de 2025
Expo Center Norte - São Paulo - SP

Notícias

Você está aqui:

Saneamento e ESG: Encontro Técnico terá painel sobre indicadores de sustentabilidade no setor

O tema "Indicadores ESG no setor de Saneamento - A Mensuração de Resultados Sociais, Ambientais e de Governança nas Organizações" será realizado no dia 22 de outubro, das 16h40 às 17h40, na Sala Cantareira 3. A coordenação é de Patrícia Goularth, membro da Comissão Organizadora do evento.

Compartilhar:

O 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024, que acontece em São Paulo entre os dias 22 e 24 de outubro, no Expo Center Norte, terá como um dos destaques a discussão sobre a importância dos indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) no setor de saneamento. O Painel 2, intitulado “Indicadores ESG no setor de Saneamento – A Mensuração de Resultados Sociais, Ambientais e de Governança nas Organizações”, será realizado no dia 22, das 16h40 às 17h40, na Sala Cantareira 3.

Com o tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”, o evento coloca em pauta a crescente relevância dos resultados ESG para o mercado e as organizações. O painel abordará como a mensuração desses resultados, decorrentes de boas práticas ambientais, sociais e de governança, representa um desafio e uma oportunidade para o setor de saneamento.

“A implantação do ESG gera resultados que impactam o aumento de competitividade, a reputação da marca, credibilidade, fidelização de clientes, redução de custos e eficiência dos processos, entre outros”, afirma a organização do evento. O objetivo do painel é apresentar indicadores e sistemas de medição que possibilitem a análise do desempenho ESG no setor, demonstrando como as empresas podem materializar os resultados de suas ações.

Coordenado por Patrícia Goularth, membro da Comissão Organizadora do evento, o painel contará com a participação de Alexandre Carrasco, consultor no Instituto Ethos, e Sandro Camargo, especialista do ESG Index da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e coordenador da Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o  Saneamento Ambiental da entidade. Segundo Goularth, serão apresentados modelos de sistemas de medição alinhados aos processos organizacionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que servirão de inspiração para as organizações estabelecerem seus próprios indicadores.

“O papel da AESabesp, como referência nacional no compartilhamento de conhecimentos, é fomentar essas discussões e contribuir para a construção de sistemas de medição que permitam demonstrar a aplicação do ESG nas organizações de saneamento”, destaca Patrícia Goularth.

Ela compartilha mais detalhes sobre o painel nesta entrevista. Confira!

AESabesp Notícias – Por que o tema deste painel, “Indicadores ESG no Setor de Saneamento – A mensuração de resultados Sociais, Ambientais e de Governança nas organizações” é importante neste momento do setor de saneamento?

Patrícia Goularth – Os aspectos sociais, ambientais e de governança estão diretamente relacionados ao propósito das organizações do setor de saneamento e tem relação com recursos hídricos, meio ambiente, qualidade de vida, saúde, entre outros. Sendo assim, as práticas ESG, cada vez mais, assumem relevância no setor, permeando os processos organizacionais, contribuindo para a sustentabilidade e geração de valor para as partes interessadas. Demonstrar a efetividade destas práticas depende do estabelecimento de indicadores e sistemas de medição que possibilitem a avaliação dos resultados e sua contribuição para a estratégia. Para isso, é importante ir além dos indicadores de eficiência e eficácia dos processos e alcançar as dimensões social, ambiental e de governança demonstrando a sustentabilidade. Estabelecer objetivos e métricas para a análise de desempenho, demonstração de avanços e alcance dos objetivos, divulgação de resultados e avaliação da competitividade e compromisso com as partes interessadas é fundamental para a gestão.  Esse painel trará modelos de sistemas de medição alinhados aos processos organizacionais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que poderão inspirar as organizações, de acordo com suas especificidades, a estabelecer seus próprios indicadores ou utilizar os que serão apresentados para avaliar sua gestão e competitividade, identificar oportunidades de melhoria em relação ao ESG e verificar a efetividade das ações em relação aos objetivos estabelecidos.

AESabesp Notícias – Quais são os destaques e/ou novidades que você gostaria de destacar deste painel?

Patrícia Goularth – O painel apresentará o modelo ESG Index por meio do coordenador da Câmara Temática de Indicadores da ABES, Sandro Camargo. O modelo consiste em um conjunto de indicadores que correlacionam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos indicadores do setor de saneamento nos aspectos social, ambiental e de governança. Também, por meio do especialista Alexandre Carrasco, será apresentada a correlação dos indicadores ETHOS com a Cadeia de Valor do Saneamento, se estendendo pela cadeia de suprimentos. 

AESabesp Notícias – O 35º Encontro Técnico/Fenasan traz como tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”. Em sua visão, quais contribuições as discussões em torno deste assunto trarão para o setor? E como você vê o papel da AESabesp neste cenário?

Patrícia Goularth – As práticas e processos sociais, ambientais e de governança alavancam resultados sustentáveis que têm impacto direto em fatores que contribuem para as mudanças climáticas. Medir esses resultados é importante para aprimorar a gestão e verificar a efetividade dessas práticas. O papel da AESabesp, como referência nacional no compartilhamento de conhecimentos, é fomentar essas discussões e contribuir para a construção de sistemas de medição que permitam demonstrar a aplicação do ESG nas organizações de saneamento.

Serviço:
O quê:
35º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – De 22 a 24 de outubro de 2024
Painel 2: “Indicadores ESG no setor de Saneamento – A Mensuração de Resultados Sociais, Ambientais e de Governança nas Organizações”
Dia: 22 de outubro (terça-feira), das 16h40 às 17h40 – Sala Cantareira 3
Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho
Visitação às feiras: gratuita

Para a programação, credenciamento e inscrições, acesse aqui.

 Imagem destaque Chil Vera por Pixabay

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio Platinum Plus

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Standard Especial

Patrocínio - Cota Standard

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Apoio de mídia

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 38 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria