De 21 a 23 de outubro, São Paulo se tornou o epicentro do debate sobre saneamento ambiental com a realização do 36º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e da Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). Realizado no Expo Center Norte, o evento, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), consolida-se mais uma vez como o maior e mais importante hub de negócios e conhecimento do setor nas Américas. O tema central desta edição “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” fez jus a tudo que foi apresentado nesses três dias de intensas e produtivas atividades.
A solenidade contou com participação de Leonardo Picciani, secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Agostinho Geraldes, presidente da AESabesp; Olavo Alberto Sachs, presidente da Comissão Organizadora do evento; Sulamita França, presidente da AESAN; Reynaldo Young, diretor Técnico da AESabesp; Pierre Ribeiro de Siqueira, diretor de Inovações da entidade, que subiram ao palco para suas considerações.
O encerramento destacou o compromisso do evento com tecnologia, sustentabilidade e valorização das pessoas, comemorando mais uma edição de sucesso. O evento, que se reafirmou não apenas como ponto de encontro, mas como um eixo de conhecimento e inovações para o setor, contou com uma programação qualificada, incluindo atividades que incentivaram a nova geração de profissionais na busca por soluções para os desafios da universalização. Durante os três dias, profissionais e técnicos puderam conhecer inovações tecnológicas, debater políticas públicas, trocar informações e ampliar suas redes de contatos com especialistas do Brasil e do exterior.
A AESabesp celebrou o êxito em realizar o maior encontro técnico e mercadológico em saneamento ambiental das Américas. O evento de encerramento incluiu a exibição de um vídeo com os grandes momentos do Encontro Técnico e da Fenasan 2025, e já lançou o convite para a edição de 2026, que promete ser “cada vez maior e melhor”.

Números que comprovam a grandiosidade
Os discursos de encerramento confirmaram os números representativos da edição 2025, que ocupou dois pavilhões do Expo Center Norte atestando seu sucesso:
- Expositores: 412 expositores (novo recorde).
- Público: Mais de 35 mil pessoas circularam pela Fenasan nos três dias.
- Trabalhos Técnicos: 181 trabalhos técnicos apresentados, de mais de 300 submetidos à comissão avaliadora.
- Debates: 12 mesas-redondas e 11 painéis, sendo 2 especiais.
Discursos e destaques
A universalização é possível e está em nossas mãos

A solenidade de encerramento foi prestigiada pela presença do secretário Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani. O secretário iniciou sua fala cumprimentando a organização, representada pelo presidente Agostinho, e transmitindo os cumprimentos do Ministro Jader Filho. Picciani ressaltou a importância do evento para o objetivo nacional de universalização do saneamento: “O Ministério das Cidades, que tem a responsabilidade de formular a Política Nacional de Saneamento, ao verificar um evento da magnitude que é a Fenasan e o Encontro Técnico AESabesp, reforça a nossa confiança de que a tarefa que nós temos de buscar e concretizar a universalização dos serviços de saneamento até 2033 é algo possível, é algo viável e está nas mãos de cada um de nós”, salientou.
Picciani enfatizou que o evento é um palco essencial para o desenvolvimento do setor, indo além de uma mera exposição. “Mais do que uma feira, mais do que um encontro, este é um espaço onde se debate inovação, qualificação profissional, onde se trocam experiências e se constroem caminhos e soluções para alcançar esse objetivo comum”, pontuou.
O representante do Ministério das Cidades fez um alerta sobre a inaceitável deficiência dos serviços de saneamento em pleno século XXI e sua ligação direta com a resiliência urbana e o clima. Ele demonstrou que não podemos nos conformar com a situação atual do país: “Estamos nos encaminhando para a terceira década deste século e não podemos nos conformar em pleno 2025; ainda temos milhões de brasileiras e brasileiros sem água tratada adequadamente, sem serviço de esgotamento sanitário, sem devido manejo dos resíduos urbanos, sem que nossas cidades estejam preparadas para os eventos climáticos que, ano após ano, se tornam mais intensos e frequentes”, alertou.

Picciani concluiu expressando otimismo quanto ao futuro, impulsionado pelo conhecimento gerado no encontro: “Tenho certeza de que tudo aquilo que foi debatido e todo o conhecimento adquirido durante estes dias da Fenasan e do Encontro Técnico da AESabesp terá uma contribuição fundamental para o caminho que queremos trilhar, e tenho plena confiança de que estamos no rumo certo”, frisou.
Ele finalizou parabenizando a AESabesp e a todos os participantes por terem vivido esses dias de avanço para o saneamento, de festa para o saneamento, e desejou sucesso à edição de 2026. Após a cerimônia, Picciani percorreu a feira acompanhado pelo presidente da AESabesp e por diretores da entidade e concedeu entrevista à TV Saneamento.




Construir coletivamente está no DNA da AESabesp

Ao tomar a palavra, o presidente da Comissão Organizadora do Encontro Técnico Fenasan 2025, Olavo Alberto Sachs, compartilhou sua perspectiva sobre o desafio e a satisfação de realizar o maior evento do setor nas Américas. Ele relembrou sua longa trajetória de acompanhamento dos trabalhos, seja como membro ou como presidente.
Sachs destacou a complexidade de dar vida a um evento dessa magnitude: “Há muitos anos, como presidente e como membro, acompanho os trabalhos da Comissão Organizadora do Encontro Técnico e Fenasan. E de todas as equipes envolvidas, a cada ano tenho a satisfação de presenciar, desde a escolha do tema até essa grandiosa realização. Colocar de pé um evento dessa dimensão é uma tarefa e tanto”, pontuou.
Ele enfatizou que o sucesso é resultado da dedicação da AESabesp e, especialmente, da coordenação entre os times. Segundo o presidente, a Associação opera “com foco e afinco, e, acima de tudo, sintonia entre as diversas equipes”.
O foco principal do evento, reiterou Sachs, é a experiência do participante, buscando integrá-lo às discussões mais importantes e às inovações do mercado. “Trabalhamos para que cada ano os participantes integrem as discussões relevantes do nosso setor. Conheçam as inovações e soluções tecnológicas. E ampliem seu networking. Queremos, a cada ano, elevar a experiência dos congressistas e visitantes na feira”, afirmou.
Sachs concluiu o discurso projetando a próxima edição, que será ainda mais especial, pois marca as quatro décadas da entidade: “Estaremos celebrando essa vitória, que foi o 36º Congresso e a feira Fenasan 2025. E já iniciamos os trabalhos para edição de 2026. O próximo ano, em que comemoraremos os 40 anos da nossa AESabesp, será ainda melhor. Construir coletivamente e com sucesso está no DNA da Associação. Preparem-se para as surpresas!”, ele encerrou agradecendo a todos e reforçando o convite para 2026.
Jogos do Saneamento reforçam integração e valorização dos profissionais

Para detalhar o sucesso de uma das novidades do evento, a presidente da AESAN, Sulamita França, foi convidada ao palco para falar sobre a segunda edição dos Jogos do Saneamento.
Em seu discurso, Sulamita destacou a iniciativa como um pilar de união no setor: “É com grande satisfação que nesse ano entregamos a segunda edição dos Jogos do Saneamento, uma iniciativa da AESAN em parceria com a AESabesp, que mais uma vez reafirma o compromisso do setor com a integração, bem-estar e o fortalecimento dos laços entre os profissionais do saneamento.”
A presidente descreveu o ambiente do evento, sublinhando que os dias de competição foram mais do que um teste de habilidades. “Foram dias marcados por espírito esportivo, respeito, união e entusiasmo. Cada partida, cada desafio, cada conquista refletiu o empenho coletivo em promover não apenas a competitividade saudável, mas também a valorização das pessoas que diariamente contribuem para o avanço e a excelência dos serviços de saneamento,” afirmou.
Sulamita França agradeceu os apoiadores, essenciais para a concretização dos jogos: “A AESAN expressa seus sinceros agradecimentos aos nossos patrocinadores das bancadas, pelo apoio fundamental que tornou possível a realização deste evento. Agradecemos também, de forma especial, à Sabesp pelo patrocínio da premiação que valorizou o esforço e a dedicação dos participantes deste ano.”
Ao concluir, a presidente projetou a continuidade do evento, assegurando seu papel como espaço de convivência e união: “Encerramos esta edição com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que os Jogos do Saneamento continuarão sendo um espaço de encontro, amizade e fortalecimento do nosso setor. O espírito de cooperação, inovação e superação que marcou esta edição continue nos inspirando para as próximas edições dos Jogos do Saneamento”.
O Encontro Técnico é o coroamento do trabalho coletivo

Na sequência da cerimônia, foi a vez do diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro, subir ao palco.”Quero agradecer a confiança do presidente Agostinho Geraldes por ter me convidado a trabalhar nessa organização junto com uma comissão maravilhosa, funcionários da AESabesp, meus colegas de Diretoria e o Conselho Deliberativo da AESabesp.”
Young então detalhou os números que atestam a dimensão técnica do congresso: “Esses números que apresentam um pouco a grandiosidade desse encontro técnico e seus eventos paralelos. Por exemplo, foram 181 trabalhos técnicos apresentados e mais de 300 que foram submetidos à comissão avaliadora”.
O diretor técnico também listou a riqueza da programação de debates e conhecimento: “Tivemos 12 mesas-redondas de debates, com participantes de empresas de saneamento e fornecedores de todo o Brasil. Tivemos dois painéis especiais que foram colocados neste auditório que comporta em torno de mil lugares. Esses painéis de debates também foram muito ricos e produtivos. As mesas do encontro técnico, o Fórum de Fornecedores da AESabesp e o 2º Encontro das Universidades que foram sucessos também”, detalhou. Ele ressaltou que a presença constante de público, com o auditório cheio, praticamente todo o período da manhã e da tarde, é a prova da grandiosidade na realização deste evento.
Ao final, Young definiu o sentimento da organização pelo resultado alcançado. “Para nós, trazer esse resultado aqui é muito mais do que uma satisfação. É um coroamento do trabalho de muitas pessoas a quem eu agradeço a ajuda e a colaboração de todos”, declarou.
O diretor técnico concluiu a fala projetando a próxima edição: “Vamos em frente! Agora seguimos para 2026 com uma nova missão – e será um sucesso também. Nos vemos em 2026!”
Fenasan 2025: inovação, tecnologia e networking em destaque

Em seguida, o diretor de Inovações da AESabesp, Pierre Ribeiro de Siqueira, falou aos participantes, expressando seu contentamento em celebrar os recordes da Fenasan 2025. Siqueira destacou imediatamente os números que confirmam o sucesso da feira: “É uma satisfação chegar ao final dessa missão celebrando o maior evento de saneamento ambiental das Américas com números tão específicos. A Feira Nacional de Saneamento, a Fenasan, acaba mais uma vez de bater o seu próprio recorde. São 412 expositores”, informou.
Ele detalhou a dimensão física e de público alcançada: “Ocupamos dois pavilhões aqui do Expo Center Norte apresentando soluções tecnológicas e, acima de tudo, estamos lidando com o maior e mais importante hub de inovação em negócios do saneamento. Mais de 35 mil pessoas, esses três dias passaram pela Fenasan”, comemorou.
Pierre Siqueira enfatizou que a inovação, tema central da edição, foi aplicada em toda a estrutura da feira. Ele listou as diversas atividades que buscaram modernizar a experiência. “Trouxemos a inovação como um tema central neste ano e buscamos inovar em cada rua e cada estande trouxe essa ação de inovação na feira”. O diretor também citou a realização da segunda edição dos Jogos do Saneamento. “Ampliamos o espaço para acolher os universitários. Fizemos gamificação – inclusive o nosso presidente, Agostinho, participou da competição. Foi muito legal”, destacou.

Além disso, a Fenasan foi novamente palco do campeonato de operadores e sediou a nova Arena Fórum AESabesp. Siqueira comentou: “Criamos um ponto de encontro exclusivo para o lançamento das empresas que é a Arena Fórum AESabesp. Procuramos tornar o espaço mais interativo e conectado com o visitante e as empresas”, frisou. Ele parabenizou os expositores pela qualidade visual dos estandes.
O diretor resumiu o valor do evento para o mercado: “O resultado disso tudo é um evento que une negócios, conhecimento e uma grande rede de relacionamentos. Chamamos de networking também. É um trabalho muito bem organizado e planejado entre as duas associações AESabesp e AESAN”, observou.
Ao final de sua fala, Siqueira citou um insight inspirador do artista Carlinhos Brown, que participou de talk show de fechamento da programação no primeiro dia: “’ O Brasil com a sua diversidade é um exemplo global para o futuro’”. Ele falou isso. Somos um povo criativo, receptivo e diverso. E essa mistura é que nos dá o potencial necessário para ser uma liderança em defesa do nosso planeta. Nós somos exemplo. Com essa constatação, Pierre encerrou com agradecimentos e o convite para todos participarem da próxima edição.
Conexões humanas impulsionam o sucesso do saneamento

Para finalizar a cerimônia de encerramento, a palavra foi passada ao presidente da AESabesp, Agostinho Geraldes, que iniciou cumprimentando o secretário Leonardo Picciani, cuja presença “muito nos honra”, e a todos os presentes pela “construção de todo esse congresso e da Fenasan”. Geraldes expressou seu sentimento pelo sucesso do evento: “É um prazer e uma honra tê-los aqui conosco no encerramento desse evento grandioso que foi o 36º Encontro Técnico e a Fenasan 2025”.
O presidente da AESabesp refletiu sobre as expectativas iniciais do encontro e o resultado surpreendente. Ele destacou que, além da excelência técnica (mencionada por Reynaldo Young), os números impressionantes da feira (frisados por Pierre Siqueira) e o ano de preparo (ressaltado por Olavo Sachs), o sucesso foi impulsionado por um fator essencial. “Tivemos um componente fundamental para esse sucesso: as conexões humanas. É emocionante ver nos corredores da Fenasan profissionais que compartilham conhecimento, tecnologia e inovação e trocam abraços e sorrisos. Pessoas de vários cantos do Brasil e de outros países que aqui se encontram para dialogar e buscar caminhos para a melhoria no nosso setor rumo à excelência e à universalização”, comentou.
Geraldes endossou a urgência citada pelo Secretário Picciani, incentivando a ação coletiva: “O secretário já deu uma chamada em todos aqui! Vamos juntos! Vamos fazer! Estamos no caminho certo, secretário!”, confirmou
“Por essa razão, o Encontro Técnico e a Fenasan extrapolam o tempo de três dias de realização e que vai além do espaço do Expo Center Norte, indo para onde nós estamos, pois ele ecoa em cada um de nós porque daqui levaremos ideias que poderão se transformar em realidade e que transformarão a realidade de milhões de pessoas, transformar vidas com saneamento básico e ambiental”, refletiu.

O presidente agradeceu calorosamente a todos que contribuíram para a realização, desde a comissão organizadora e a equipe de profissionais da AESabesp até as equipes de limpeza, segurança e atendimento ao público. O presidente concluiu seu discurso com a certeza de missão cumprida: “Na terça-feira, quando abrimos essa edição eu disse que esperava que ao final desses três dias pudéssemos sair daqui com a energia renovada, o conhecimento e as relações humanas ampliadas e plenos de novas ideias para essa tarefa tão nobre que temos como sanitaristas, hoje tenho a certeza de que a missão foi plenamente cumprida porque vejo o sentimento de realização em cada um de nós”, ressaltou.
Por fim, Agostinho Geraldes renovou o compromisso com a causa: “Nós, sanitaristas, continuaremos, acima de tudo, buscando colocar o saneamento no lugar que ele merece como protagonista no desenvolvimento do país, guardião da saúde das pessoas e um símbolo de preservação do meio ambiente.” Ele encerrou reforçando o convite ao público para 2026, que será um “ano especial” de comemoração dos 40 anos da AESabesp.

Premiações de destaque em 2025
A solenidade de encerramento foi marcada pela tradicional cerimônia de premiações, que reconheceu a excelência em diversas frentes do setor, da pesquisa à atuação empresarial. Os prêmios entregues foram:
Melhores Trabalhos Técnicos; Prêmio Jovem Profissional; Troféu AESabesp da Fenasan – Empresa Mais; Prêmio AESabesp Atendimento ao Cliente; Prêmio AESabesp Fenasan Melhor Estande; Prêmio AESabesp Fenasan Inovação Tecnológica; Prêmio ESG (Environment, Social and Governance): Categoria Environment (Ambiental), Categoria Social e Categoria Governance (Governança); e Prêmio Destaque FENASAN: o maior reconhecimento, destinado ao expositor que demonstrou excelência em todos os critérios de premiação avaliados.
O encerramento e a entrega dos prêmios validaram o papel fundamental do evento como catalisador da pesquisa, da inovação e das boas práticas corporativas, essenciais para o avanço do saneamento no Brasil. O setor agora se prepara para 2026, ano em que a AESabesp celebrará seus 40 anos de história.
Confira os álbuns de fotos do 36º Encontro Técnico e Fenasan 2025



