Notícias

Notícias

Desafio da Gestão Fundiária de Imóveis no Âmbito das Concessionárias de Utilities será destaque em mesa do 36º Encontro Técnico AESabesp

Coordenada por Simone Simões, gerente de Gestão de Serviços na Sabesp, a mesa trará um debate estratégico no congresso sobre a importância de garantir a governança e a regularização de ativos imobiliários, essenciais para a resiliência e a sustentabilidade das operações de utilities (água, energia e gás).

Compartilhar:

O 36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025, o maior evento de saneamento das Américas, que acontece de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, foca no tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.

Em meio a uma vasta programação que promete fomentar a discussão sobre os desafios da universalização dos serviços no Brasil, a Mesa Redonda 3 – Desafio da Gestão Fundiária de Imóveis no Âmbito das Concessionárias de Utilities traz um enfoque fundamental para a segurança e expansão do setor.

O maior evento de saneamento ambiental das Américas é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN).

Marcada para o dia 21 (terça-feira), das 14h às 15h30, na Sala Cantareira 4, a mesa visa promover um intenso debate técnico e institucional sobre as boas práticas, desafios e soluções aplicáveis à gestão de imóveis em concessionárias de serviços públicos essenciais, como água, energia e gás.

A gestão fundiária de imóveis é um tema estratégico porque impacta diretamente a segurança jurídica, viabiliza a expansão da infraestrutura, influencia o relacionamento com entes públicos e privados e garante a regularização de ativos operacionais. Dificuldades como registros desatualizados, ocupações irregulares, indefinições sobre titularidade e conflitos de uso transformam o tema em um desafio transversal, exigindo uma atuação integrada entre diversas áreas das companhias.

A relevância do debate é destacada por Simone Simões, gerente de Gestão de Serviços na Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo coordenadora da mesa, ao comentar sobre o tema central do evento. “O tema deste ano é extremamente pertinente, porque reforça que saneamento e inovação caminham juntos na construção de um futuro resiliente e sustentável”, afirma.

Para a coordenadora, trata-se de garantir serviços contínuos e de qualidade, mesmo diante de crises climáticas, crescimento urbano e novas exigências sociais. “Com um olhar voltado para repensar processos, modelos de gestão e integração entre áreas, promovendo eficiência, responsabilidade ambiental e valor público”, detalha.

Sobre o tema específico de sua coordenação, Simone Simões ressalta a importância da governança fundiária para a estabilidade das operações. “Trata-se de um tema estratégico para a sustentabilidade e segurança jurídica das operações, muitas vezes pouco visível, mas essencial para o funcionamento e a expansão dos serviços de utilities. Com um olhar voltado à governança, regularização e eficiência na gestão dos imóveis operacionais, buscando reduzir riscos, otimizar ativos e fortalecer o planejamento territorial”, explica.

Para a coordenadora, essa visão integrada será fundamental, pois permitirá às concessionárias atuar de forma mais segura, eficiente e alinhada às exigências ambientais e regulatórias do setor.

Para contribuir com essa proposta, participarão do debate: Gustavo do Valle Fehlberg, diretor da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; Pedro Auler, também diretor da Sabesp; Edson H. Barreto, da NECTA Gás Natural; e Eduardo Bustamante, gerente do Departamento de Conflitos Fundiários da Eletrobras.

A expectativa da coordenadora é que a reunião de tantos nomes de referência resulte em caminhos práticos para o aprimoramento da gestão patrimonial. “A expectativa é que os debates desta mesa ampliem a compreensão do papel estratégico da gestão fundiária nas concessionárias de utilities”, pontua Simone Simões. Ela espera que “as contribuições dos painelistas tragam visões complementares e apontem caminhos práticos para aprimorar a governança, reduzir riscos e fortalecer a sustentabilidade patrimonial”.

Para além da discussão dos problemas, o foco está na geração de soluções. “Mais do que discutir desafios, que possamos gerar aprendizados e conexões capazes de impulsionar a maturidade fundiária e a inovação no setor”, salienta.

O 36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025, uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) reitera seu papel como plataforma essencial para a troca de conhecimento e a busca por soluções inovadoras que garantam um futuro mais resiliente e sustentável para o saneamento e as utilities no Brasil.

A Mesa Redonda 3 é um passo fundamental nesse caminho, reconhecendo que a base sólida dos imóveis é o alicerce para a universalização e a eficiência dos serviços prestados à população.

Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025
Tema: “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Mesa Redonda 3: “Desafio da Gestão Fundiária de Imóveis no Âmbito das Concessionárias de Utilities”
Dia: 21 de outubro (terça-feira)
Horário: 14h – 15h30
Local: Sala Cantareira 4 – Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP

Para mais informações, acesse: www.fenasan.com.br

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Patrocínio

Patrocínio - Cota Plus

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota VIP Special

Patrocínio - Cota Special

Patrocínio - Cota Standard

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Parceiros de mídia

Apoio Institucional

Promoção

Há 39 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria

©2025 – Todos direitos reservados
Desenvolvido por