Com plateia lotada, começou nesta terça-feira, 22 de outubro, no Expo Center Norte em São Paulo, a maior realização de saneamento e meio ambiente da América Latina: o 35º Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2024, com visitação integrada à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos.
O evento é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN) e nesta edição traz como tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”.

Reunindo especialistas do saneamento e do cenário político, a Cerimônia de Abertura foi conduzida pelo jornalista Carlos Tramontina. Em suas falas, as autoridades destacaram o papel desta grande realização para o setor no Brasil e a relevância do tema que norteia as discussões desta edição, considerando o contexto atual.

O presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck,abriu a cerimônia citando os eventos extremos que atingiram o país recentemente: “Passamos por momentos de grande sofrimento por conta de desastres ambientais no litoral norte de São Paulo e, em todo o estado do Rio Grande do Sul, em secas prolongadas em muitos estados e grandes queimadas. Aliados aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU e aos conceitos de ESG, a edição de 2024 cumpre seu senso de responsabilidade socioambiental, estimulando os mais de 350 expositores a se engajarem na nossa causa”, enfatizou.
Luciomar lembrou aos presentes que a feira mais uma vez tem recorde de empresas participantes, além da expectativa de visitação de 30 mil pessoas em seus três dias: “Estamos mais uma vez fazendo história, não só pelo desenvolvimento técnico, tecnológico e dos profissionais do setor de saneamento mas para o fortalecimento do mercado e da economia do país como um todo. Além do campeonato dos operadores, neste ano estamos lançando os Jogos do Saneamento, minuciosamente organizados pela nossa parceira AESAN”, disse. “Por tudo isso e muito mais temos a certeza de que a missão da AESabesp está sendo cumprida. Sua visão de ser referência internacional como estimuladora de inovação, de capacitação profissional, de educação, de disseminação do conhecimento e tecnologia já é uma realidade. Deixo antecipadamente um agradecimento a toda comissão organizadora que não poupou esforços para tornar esse evento ainda maior e mais criativo”, agradeceu.

O diretor de Engenharia e Inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Roberval Tavares, representando o presidente da empresa, Carlos Piani, também abordou o tema das mudanças climáticas e como a Fenasan colabora para mitigar seus impactos: “A Sabesp está preparada para as questões relacionadas à estiagem, às mudanças de temperatura que nos levam a ter que mudar nossos padrões de operação. Temos planos de contingência e planos de mudanças de operação, mas o setor inteiro tem que estar preparado e contamos com todos. Isso feito com inovação, com melhoria e a feira nos proporciona isso, sair de nossa zona de conforto e trazer um ambiente diferente de discussão, de melhoria do setor de saneamento”, sublinhou.

Pelo segundo ano consecutivo, a Fenasan divide espaço com a Waste Expo Brasil 2024, fato que foi comemorado pelo CEO da Waste Expo Brasil, Jesus Gomes: “Estamos na nossa 8ª edição e quando me perguntam em qual evento nos miramos, respondo que é a Fenasan. Pretendo seguir os passos da Fenasan não apenas como feira, mas como um lugar onde aprendemos e que se tornou o principal ponto de encontro não apenas do Brasil, mas da América Latina, Ásia e outros países que vêm participar ou visitar a Fenasan”, afirmou.

“A Fenasan trata de saneamento e a preocupação sobre a sustentabilidade. Não há como falar em sustentabilidade, sem a conscientização de pessoas, sem falar na maneira correta de destinar os resíduos domiciliares. Na cidade de São Paulo temos todos os dias cerca de 10 mil toneladas de resíduos domiciliares e cerca de 5 mil toneladas de resíduos retirados das ruas. Então os encontros realizados aqui nesta semana são de extrema importância para que a gente possa imaginar que vivemos voltados para a sustentabilidade que é unir as necessidades humanas ao ambientalmente adequado para que nossas mudanças climáticas sejam um processo gradual”, discursou Osmario Ferreira, secretário executiva de Limpeza Urbana da Cidade de São Paulo (SELIMP).



Entre as autoridades presentes na solenidade, estiveram também Flávio Gomes, secretário Nacional de Saneamento Ambiental – em exercício – do Ministério das Cidades; Vinícius Carvalho, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil; e Adriana Bogio, secretária adjunta de Infraestrutura e Obras do Município de São Paulo, representando o prefeito Ricardo Nunes.

Com a participação de 350 expositores nacionais e internacionais e visitação integrada à Waste Expo Brasil 2024, o evento amplia oportunidades de networking e negócios para os cerca de 30 mil visitantes esperados.
O evento acontece até esta quinta-feira, 24 de outubro. Confira a programação completa no App do evento ou no site.




Talk show com professor da USP e Carlos Tramontina
Na sequência, quem subiu ao palco para um interessante talk show também abordando o tema central da edição com um dos maiores especialistas do assunto, Dr. Cristiano Mazur Chiessi, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Moderado pelo jornalista Carlos Tramontina, o bate-papo levantou importantes questionamentos para o público presente.

“As mudanças climáticas são extremamente sérias. Infelizmente elas podem ser ainda piores. No entanto, não perco a esperança de que a sociedade civil, cada cidadão e a iniciativa privada juntos vão conseguir superar este enorme desafio”, frisou o professor.
