Desafios e oportunidades dos municípios diante das mudanças do clima e segurança hídrica serão foco de discussão no 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024

Mesa contará com participação de especialistas da Sabesp, do Consórcio PCJ, do Observatório da Governança das Águas e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. A coordenação é de Israel Henrique Pacheco, Analista Administrativo na AESabesp.

Compartilhar:

Durante o terceiro e último dia do 35ª Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024, o maior evento de saneamento ambiental da América Latina, mesa-redonda abordará os desafios e oportunidades encarados pelos municípios brasileiros diante das mudanças climáticas e segurança hídrica.

Coordenada por Israel Henrique Pacheco e Silva, Analista Administrativo na Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), a mesa contará com importantes especialistas no tema falando sobre desafios críticos enfrentados pelos municípios do país diante da atual realidade ambiental e as oportunidades emergentes. Também serão destacadas estratégias de adaptação e mitigação, políticas públicas eficazes, a importância da participação comunitária e exemplos de boas práticas para promover a resiliência e a sustentabilidade nas esferas municipais, além de fomentar a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias entre governos, sociedade civil e setor privado para enfrentar esses desafios futuros.

Sob o tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”, o 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024 , o evento é realizado pela AESabesp, em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), e acontecerá de 22 a 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Moderada por Gustavo do Valle Fehlberg, diretor de compras e serviços corporativos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a discussão contará com participação de Francisco Carlos Castro Lahóz, coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Angelo Lima, secretário executivo do Observatório da Governança das Águas; Carlos Frederico Angelis, especialista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI). A mesa 9 será no dia 24, quinta-feira, das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 2.

O coordenador Israel Henrique Pacheco e Silva fala sobre a importância desta mesa e do evento para o setor. Leia a entrevista: 

AESabesp Notícias – Por que o tema da mesa “Desafios e Oportunidades dos Municípios Brasileiros diante das Mudanças Climáticas e da Segurança Hídrica”, é importante neste momento do setor de saneamento?

Israel Henrique Pacheco e Silva – Nos últimos anos, temos observado uma escalada das condições climáticas extremas e suas mudanças drásticas. Inicialmente, essas mudanças eram pouco perceptíveis, muitas vezes vistas como questões futuras e de alerta. No entanto, em 2024, atingimos um ponto crítico mais rápido do que o esperado. Esse momento devastador revelou que confiar apenas em políticas nacionais ou recomendações e tratados internacionais não é mais suficiente para enfrentar de forma eficaz os desafios urgentes que estamos enfrentando, especialmente no que diz respeito à segurança hídrica.

A segurança hídrica é um elemento fundamental e base para todos os setores da sociedade e para a vida de todas as pessoas. Exemplos recentes incluem enchentes no Sul, fortes chuvas no Nordeste e secas no Centro-Oeste, todos resultando em sérios problemas hídricos que afetaram a disponibilidade, acessibilidade e qualidade da água nessas regiões.

A ideia da mesa é mostrar a importância da ação integrada em escala municipal, envolvendo o estado, a iniciativa privada, o terceiro setor e a sociedade civil na criação e implementação de projetos que abordem a segurança hídrica diante dessas questões emergenciais. Queremos discutir os desafios e oportunidades deste momento crítico com grandes especialistas no assunto, promovendo a troca de experiências e fortalecendo parcerias para enfrentar esses desafios futuros de forma colaborativa e eficaz.

AESabesp Notícias – Quais são os destaques e/ou novidades que você gostaria de destacar desta mesa?

Israel Henrique Pacheco e Silva – Certamente um dos grandes destaques será a possibilidade de especialistas poderem discutir sobre um assunto nunca trazido no Encontro Técnico, referindo-se a questões municipais. 

AESabesp Notícias – O 35º Encontro Técnico/Fenasan traz como tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”. Em sua visão, quais contribuições as discussões em torno deste assunto trarão para o setor? E como você vê o papel da AESabesp neste cenário?

Israel Henrique Pacheco e Silva – Em minha visão, este é um assunto que não pode mais ser adiado. Tive a felicidade de participar da votação para o tema central do Encontro Técnico e contribuir no processo criativo e de formulação de outras mesas e painéis. Pude defender pautas pessoais e geracionais, como membro da Geração Z, ao lado de representantes de diversos setores. 

Discutimos abertamente nossos interesses e como podemos agir para que o setor de saneamento ambiental se desenvolva frente às novas necessidades climáticas. Abordaremos temas importantes e atuais, como eficiência energética, Saneamento 4.0 e a participação municipal, todos essenciais para essas discussões para o setor.

AESabesp Notícias – Por fim, gostaria de acrescentar mais alguma consideração?

Israel Henrique Pacheco e Silva – No início do ano, tive o prazer de acompanhar de perto o trabalho e a competência de pessoas que se dedicam diariamente a tratar e manter importantes pautas com muita paixão e mérito, desde os municípios mais distantes até os mais populosos. Esses profissionais levam a relevância dessas discussões a todos.

Gostaria de expressar meu agradecimento a todos os profissionais da área, especialmente ao Mestre em Administração Pública e em Gestão de Políticas Públicas, Eder Brito.

Convido a todos para participarem da minha mesa e nos ajudarem a pensar em políticas sobre o assunto.

Serviço:

O quê: 35º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – De 22 a 24 de outubro de 2024

Mesa redonda 9: Desafios e Oportunidades dos Municípios Brasileiros diante das Mudanças Climáticas e da Segurança Hídrica

Dia 24 de outubro (quinta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 2

Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho

Visitação às feiras: Gratuita 

Para a programação, credenciamento e inscrições, acesse fenasan.com.br

 Créditos da imagem: de Enrique por Pixabay

36º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2025

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Patrocínio Platinum Plus

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Standard Especial

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Apoio de mídia

Promoção

Há 38 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria