Cursos

Você está aqui:

Curso de introdução, aprofundamento e fiscalização em obras de instalação de redes novas subterrâneas e renovação de redes existentes por MND

A AESabesp realizará o Curso MND (Método não Destrutivo) na Fenasan!, presencial, que será ministrado pelo Instrutor Sérgio A. Palazzo.

Introdução:

Métodos não Destrutivos de implantação de redes novas, subterrâneas, ou a renovação de redes subterrâneas existentes, existem há várias décadas. São inúmeros métodos, para as mais diversas condições e situações.

O novo Marco Regulatório do Saneamento, implicará não só numa ampliação gigantesca dos ativos de produção de água bruta e distribuição de água potável, assim como haverá também uma expansão talvez ainda maior pela carência atual, de SES Sistemas de Esgotamentos Sanitários, mas também a manutenção dos ativos existentes.

Abrir valas, já começa a ficar algo impensável desde a concepção de um projeto, e quando passa esta etapa, acaba morrendo na etapa de viabilidade técnica e financeira. Construir redes novas ou renovar redes antigas no novo Marco impõe programas ousados de contratação e acaba implicando na terceirização definitiva do gerenciamento da obra.

As contratações caminham na direção das novas legislações, ou, a 13303 para as Estatais, e a 14133 que veio substituir a 8666. Em ambas, há novos formatos de licitação, incluindo a SEMI INTEGRADA, onde o Concessionário apresenta um projeto já elaborado, mas o licitante pode apresentar novas sugestões. A INTEGRADA onde tudo fica por conta do licitante.

COMO FISCALIZAR AS OBRAS CONTRATADAS NESSES DOIS NOVOS MODELOS DE LICITAÇÃO, JÁ QUE HAVERÁ NUM CASO MUDANÇA NO PROJETO ENTREGUE, E NO OUTRO, A APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO TOTALMENTE PRODUZIDO FORA DA CONCESSIONÁRIA?

Já há licitações em que o proprietário da rede, contrata o projeto básico detalhado, toda a documentação para licitação e contratação, e completa com assistência técnica de obras.
O curso traz uma atualização do tema, demonstra experiências, lições aprendidas, desafios e, mais do que isso, ensina as melhores práticas para projetar, contratar, fiscalizar e gerenciar as obras que utilizam o MND.

Mesmo que você tenha alguma noção, são tantos os métodos e tão extensa a lista de melhores diretrizes, que o objetivo do Curso é sem ser enfadonho para quem já conhece, como também não ser incompreensível para quem nunca viu, levar a você no primeiro caso revisitar conceitos e ampliar com as atualizações e novidades, e para o segundo caso um passo a passo para você ampliar seus argumentos, e buscar novas alternativas para as obras em que estiver envolvido.

Objetivos:

Dar ao participante as melhores noções básicas e certo aprofundamento no MND, aumentando seu repertório técnico e direcionando o encadeamento entre ideias e uso prático, ao mesmo tempo que cada aula, faz uma retrospectiva da visão do FISCAL e daqueles que estejam envolvidos (projetos, operações e manutenções, execuções e conhecimentos gerais).

Público Alvo:

Engenheiros e Técnicos de Saneamento Básico e Ambiental, Engenheiros Civis com dedicação na área de Serviços públicos, Engenheiros encarregados da Manutenção de Redes Enterradas, Engenheiros Projetistas de Sistemas de Infraestruturas, de Produção e Distribuição de Água Bruta e Potável, Esgotos, que tenham responsabilidades ou necessidades de se aprofundarem nos temas de MND, mas também incluindo os fiscais de obras, diante dos desafios que o MND apresenta.

Metodologia:

É importante destacar que, MÉTODOS NÃO DESTRUTIVOS, são em sua maioria executados por instrumentos fora da vista do operador. Conscientizá-lo dos desafios que isso representa para seu julgamento, é a primeira coisa que a METODOLOGIA utiliza, com extensa demonstração por imagens e animações gráficas, já que não é possível mostrar ao vivo o que está acontecendo lá embaixo.

Aqueles que estiverem interessados durante o período da FENASAN, serão organizadas visitas a obras da SABESP, assim o participante terá uma visão prática dos ensinamentos teóricos aprendidos durante o Curso onde você concretiza o que abordou por imagens. Mais, dinâmicas de interação com os problemas diários do mercado, e com os demais participantes, amplia esse entendimento e concretização.

O Curso visa lhe ajudar desde a concepção até a entrega final e mais, a performance do projeto que você está concebendo, ou participando ou executando, validando a licitação e contratação. O curso revisita o conceito de “projeto”, propondo uma reflexão desde a fase do anteprojeto até sua entrega final, passando pela concepção, viabilidade técnica, definição dos métodos, custos e prazos de entrega.

Data

12 a 16 de setembro de 2022

Horário

das 8h às 12h
20 horas de carga horária

Vagas

25 vagas

Formato

As aulas são presenciais e ocorrerão na AESabesp , Rua Treze Maio, 1642 – Bela Vista – São Paulo – SP durante o período da Fenasan.

Instrutor: Eng. Sergio A. Palazzo

Experiência: O Engº Sérgio Palazzo foi um mecânico de máquinas que explorou nos primeiros anos de sua carreira profissional a aplicação das tecnologias e máquinas dedicadas ao setor de infraestrutura. Mais tarde, ampliou sua formação com Cursos de Pós-graduação em Administração de Negócios, pela Harvard Business University, e Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Recentemente acrescentou em seu currículo a formação pós-graduada em Engenharia do Saneamento Básico e Ambiental pela UNIP-INBEC.

Ao longo de mais de três décadas esteve ligado ao setor mundial de MND, fazendo parte durante sete anos do grupo diretivo da Internacional Society for Trenchless Technology (ISTT), órgão supremo dos Métodos Não Destrutivos. Percorreu os cinco continentes experimentando e acessando as lições aprendidas por mais de 20 países, e frequentou inúmeros cursos no exterior de complementação e atualização dos seus conhecimentos.

Traduziu várias obras para a língua portuguesa com o objetivo de cobrir essa lacuna brasileira no setor de infraestrutura, juntando aos autores brasileiros a complementariedade dos MND para os setores, infraestrutura e serviços públicos.

Ministra diversos cursos na área de MND, já treinou mais de 500 técnicos e engenheiros, além de ter exercido a execução direta da maioria dos métodos que enfoca nos seus treinamentos.

É responsável pela Engenharia Consultiva do setor, prestando serviços a projetistas, concessionários, empreiteiros e gerenciadores de obras.

Conteúdo Programático

Metodos De Construção De Redes Novas Por Mnd E Renovação De Redes Existyeentes Por Mnd, Focando Os Métodos Mais Contratados Atualmente:

  • A Pesquisa na Superfície e Subsuperfície
    • Investigação Geotécnica começando pela Geofísica
    • Localização de Interferências
  • Perfuração Horizontal e suas variáveis e desafios envolvendo:
    • Fluídos de Perfuração
    • Geotecnia, Geofísica e Mecânica dos Solos
    • Plano de Furos
    • As Built
    • O Desafio de Construir redes de Esgoto com HDD
  • Tubo Cravado, Microtúnel, Tubo Piloto
  • Renovação de Redes
    • Engenharia de Redes no Subsolo
    • Inserções como Renovações, Rígidas, Flexíveis e Deformadas
    • Pipe Bursting
    • By-pass na Renovação de redes de água potável e redes de esgotos
  • A visão da FISCALIZAÇÃO em Cada um dos Métodos
  • Matérias complementares
  • Materiais
  • Custos
  • Assistência Técnica de Obras
  • Cálculos Diversos
  • Equipamentos
  • Segurança e Acidentes

Informações gerais

Material didático: Livro “Tecnologia Não Destrutiva”.

Carga Horária: 20 horas

 As aulas serão divididas 5 (cinco) blocos de 4 (quatro horas) cada, com dinâmicas de grupo para prática e resolução de exercícios ligados à fiscalização, e análise de obras reais, durante a FENASAN, no período da manhã, e com visitas a estandes de fornecedores de equipamentos, produtos, serviços e materiais.

Obs.: Percurso e transporte para deslocamento não estão inclusos nos valores de inscrição.

Data e horário:

12, 13, 14 15 e 16 de setembro de 2022, das 8h às 12h

Local:

As aulas são presenciais e ocorrerão na AESabesp , rua Treze Maio, 1642 –  Bela Vista – São Paulo – SP durante o período da Fenasan.

Certificado de participação:

Os participantes receberão Certificado Digital de aproveitamento e participação, quando for comprovado no mínimo 70% de sua participação nas aulas.

Vagas: 25 vagas

Inscrição:

Entre em contato conosco enviando um e-mail para cursos@aesabesp.org.br e faça sua inscrição, em que receberá as orientações para efetuar o pagamento.

Observação: A realização deste curso está sujeita a quórum mínimo de inscritos.

Investimento:

Associados e entidades parceiras – R$ 1.370,00

Não associados – R$ 1.550,00

Formas de pagamento: depósito bancário, boleto ou cartão de crédito*.

* será emitido o respectivo Recibo discriminado de acordo com a Solução de Consulta SF/DEJUG No 5, de 09 de Fevereiro de 2.022, que dispõe: “[…] atividades, quando comprovadamente desprovidas de interesses econômicos, estão fora do campo de incidência do ISS e, portanto, para elas não deve haver emissão de NFS-e.” A AESabesp é uma associação civil sem fins econômicos que oferece cursos e treinamentos para aprimoramento profissional, sem fins econômicos, objetivando cumprir com suas finalidades estatutárias de promoção da cultura e do aperfeiçoamento profissional para contribuir com o setor de Saneamento e Meio Ambiente.

Política de Desistência/ Reembolso:

A vaga do participante no curso somente será efetuada após a devida comprovação de pagamento, pela instituição financeira;

A troca de participante será permitida com até uma semana de antecedência ao evento;

Em caso de desistência, o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderá ser realizado mediante a solicitação por e‐mail, nas seguintes condições:

  • 1 semana de antecedência reembolso integral;
  • 48 horas de antecedência, com a cobrança de multa no valor de 30% do valor da inscrição.

Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese;

A ausência do participante no dia do evento ou em um dos dias, sob qualquer hipótese, não dará direito a bonificação, acesso às aulas, desconto ou transferência de inscrição.

As inscrições que serão pagas por Nota de Empenho serão recebidas somente até 01 de setembro de 2021.

A Nota de Empenho deve ser emitida com os dados abaixo:

Dados para emissão da Nota de Empenho

Associação dos Engenheiros da Sabesp

CNPJ 56.765.472/0001-90

Rua Treze de Maio, 1642 – casa 01

01327-000 – São Paulo – SP

Após emitir a Nota de Empenho, a Instituição pagadora deverá enviar com os seguintes dados cadastrais:

Nome da instituição pagadora, responsável pelo pagamento, telefone da instituição, e-mail, endereço completo, CNPJ, lista com nome e CPF de cada participante inscrito.

A Nota de Empenho deve ser assinada e carimbada pela Instituição.

Informações:

Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail cursos@aesabesp.org.br ou Fone: (011) 3263-0484, com Kátia Nascimento ou Milena Mendes.

 

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Patrocínio - Cota Estande VIP

Patrocínio - Cota Standard

Patrocínio - Cota Divulgação

Veículos oficiais de divulgação

Promoção

Há 35 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria